sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ARTISTA CABEDELENSE PARTICIPARÁ DE ENCONTRO NA CIDADE MARAVILHOSA.

O AGENTE CULTURAL TADEU PATRÍCIO PARTICIPARÁ DE ENCONTRO DA DIVERSIDADE - INDEPENDÊNCIA DA CULTURA NO RIO DE JANEIRO.

   
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 04 e 06 de Setembro de 2010, nos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro da Diversidade Cultural – A Independência da Cultura. 

Um dos objetivos do Encontro é realizar a 1ª Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural, no dia 4 de setembro. O Brasil representa, atualmente, a América do Sul no Comitê Inter-governamental da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, e na última reunião dos ministros de cultura do MERCOSUL, foi decidido que o Brasil realizará uma reunião para definir as diretrizes, ações e estratégias de implementação da Convenção na América do Sul.

O segundo objetivo do evento é celebrar e dar visibilidade para a diversidade cultural de nosso país, dando à sociedade brasileira a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte da nossa diversidade cultural. As muitas e variadas expressões em nosso país, que dificilmente têm a oportunidade de se encontrar com o público, poderão celebrar e refletir sobre a importância desta riqueza. 

O Encontro promoverá a convivência dos segmentos socioculturais formadores dessa diversidade, num total de 1.500 representantes de grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, representantes do movimento LGBT, idosos, pessoas com deficiência, representantes das comunidades tradicionais de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento hip hop, pessoas com transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais da cidade e do campo.

Serão realizadas rodas de convivência com temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais.

Haverá, ainda, apresentações artísticas, feira de produtos culturais, cortejos e debates, com a oportunidade para a troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

Diversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Um grande cortejo nas ruas da Lapa está marcado para abrir o evento. Dentre os grupos convidados já estão confirmados: o Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; os blocos Tá Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão; Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e Jongo de Piquete, de São Paulo; Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, que traz o forró indígena de Roraima, e outros.

Dentre os convidados, está o músico, Agente Cultural e educador cabedelense Tadeu Patrício, que estará representando Cabedelo no encontro. De acordo com Tadeu Patrício (foto), esta será a 1º reunião técnica com a participação de artistas e mestres da cultura popular para debater sobre a diversidade cultural, com representantes de 10 países da América do Sul membros do Mercosul Cultural, ocasião em que trocaram experiências, avaliarão pontos positivos e negativos, dificuldades encontras ao acesso ao poder público para realizar projetos culturais e ainda falta de incentivos fiscais ao desenvolvimento da arte e cultura em suas comunidades.

Ainda segundo Patrício, “o evento acontecerá na região da Lapa, Rio de Janeiro: Fundação Progresso e teatro de arena. Haverá mesas de debates das experiências vividas por artistas e mestres da cultura popular e rodas de convivência no dia 05/09 (domingo) e no dia 06/09 (segunda-feira) e encerrar no dia 07/09 (terça-feira) com uma caminhada pacífica intitulada “indepência cultural” pelas ruas do centro do Rio de Janeiro”, informou.

Para o secretário de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, o primeiro objetivo do encontro é “permitir que segmentos da diversidade cultural possam se encontrar e trocar suas experiências”. Ele destacou que esses segmentos sempre foram tratados de maneira separada, seja por meio de editais públicos ou de seminários de políticas públicas.

O ministério resolveu, a partir de agora, discutir temas afeitos a essas áreas e colocá-los todos juntos. “Até porque, dentro da diversidade, existe também o preconceito de um segmento com outro. E isso acaba não sendo resolvido. O encontro tem como protagonismo a diversidade cultural”, e a cidade de Cabedelo, está sendo bem representada pelo educador Tadeu Patrício.

O evento pretende mostrar, numa grande metrópole como o Rio de Janeiro, qual é o recorte dessa diversidade cultural nacional, que mescla grupos de pessoas com deficiência, indígenas, ciganos, representantes da cultura popular, grupos ligados a homossexuais, povos de terreiro. “Todos juntos numa grande festa, numa grande celebração”. São esses grupos socioculturais os responsáveis pelos três espetáculos que serão apresentados à população carioca durante o evento que, fugindo à lógica tradicional, não terá artistas de renome no palco.

Paralelamente, serão debatidos temas como o preconceito, a questão da espiritualidade e religiosidade, a transmissão de saberes, comunicação, diversidade de educação e de cultura, questão de gênero, entre outros. Durante o evento, será realizada ainda a 1ª Reunião Técnica da Diversidade do Mercosul Cultural.

Um dos grupos culturais que vão mostrar a sua arte no encontro é a Companhia Gira Dança, de Natal (RN), integrada por pessoas com e sem deficiência. “Para nós, é bastante importante [participar do encontro] não apenas pela dimensão e pelo número de participantes, mas pela oportunidade que a gente tem de expandir a arte. Porque a gente leva essa questão nossa, da deficiência, da diversidade em si. É muito bom, porque a gente acaba conhecendo pessoas das mais diversas etnias. Isso nos enriquece a cada dia”, disse Daniel Silva, cadeirante.

Outro membro da Companhia Gira Dança, Anderson Leão, afirmou que essa é uma oportunidade de levar informações às pessoas que não conhecem trabalhos com deficientes. Leão acrescentou que a companhia mostra que existem possibilidades para os deficientes, que podem apresentar trabalhos artísticos de qualidade.


Segundo ele, isso ajuda, de certa forma, a promover a acessibilidade no país na área da cultura. “Para que haja mais teatros adaptados ao público e aos artistas com deficiência. Porque um artista deficiente chega muitas vezes ao teatro e não tem um camarim adaptado, não tem banheiro adaptado. Não tem nem como entrar no teatro. Então, acho que essa é uma forma de ampliar os horizontes”.

“EU só lamento que após um encontro deste nível, a gente retorne para Cabedelo com tantos sonhos…idéias…vontade de construir um mundo melhor para nosso povo através do fazer arte e cultura, mas, nos sentimos impotentes pela falta de sensibilidade dos dragões que têm a obrigação CONSTITUCIONAL e LÍGITIMA de promover a cultura, estes preferem ficar deitado em berço esplêndido ao bem prazer pela falta de sensibilidade com olhar distante para a história cultural de Cabedelo. ‘Povo sem cultura é Povo sem Alma, não têm memória. Lamento pelo futuro de nossas crianças e jovens’, desabafou Tadeu Patrício.


VEJAM QUAIS SERÃO OS TEMAS DAS MESAS DE ENCONTRO:

PRIMEIRO DIA DO DEBATE: 04/09/2010

1ª MESA – Diversidade Cultural e Política Públicas de Cultura do Mercosul Cultural – Melhores Práticas;

SEGUNDO DIA DO DEBATE: 05/09/2010

2ª MESA – Diversidade Cultural e Educação para a Juventude;

TERCEIRO DIA DO DEBATE: 06/09/2010

3ª MESA – Diversidade Cultural e Direitos Humanos.

TEMAS DAS 12 RODAS DE CONVIVÊNCIA – Estes debates serão divididos em dois blocos de 06 temas para cada dia e os participantes podem se inscrever em 02 temas por dia.

PRIMEIRO DIA (TARDE):

1. Preconceito e Cultura da Paz;
2. Espiritualidade e Diversidade Religisa;
3. Educação para a Diversidade;
4. Economia da Diversidade Cultural;
5. Diversidade Cultural e Saúde;
6. Tradição e Memória;

SEGUNDO DIA (TARDE):

1. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação;
2. Diversidade Cultural e Meio Ambiente;
3. Mulheres e Diversidade Cultural;
4. Transmissão de Saberes Popular;
5. Manutenção da Diversidade Cultural nos Municípios;
6. Misturando Tudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário