segunda-feira, 5 de dezembro de 2011



Histórias que quero compartilhar:


Foto: Tadeu Patrício

·        Resolvi neste último sábado, 29 de Outubro de 2011, comemorar meu aniversário de 27/Outubro na APCEP (Associação do Pessoal da Caixa Econômica da Paraíba), localizada no AltiPlano/Cabo Branco/ JP, onde encontrei com vários amigos. Lá estava programado o show de um artista que curto muito Benito Di Paula. Vi a grande popularidade que esse artista tem aqui na Paraíba, em especial em João Pessoa. Foi um grande show, um espetáculo de talento artístico desse grande ícone da música popular brasileira. Tanto é que a produção do show está planejando trazê-lo no próximo reveillon.
·        Duranto o show Benito Di Paula surpreendeu o público quando trouxe ao palco o filho que fez uma grande perfomece tocando magnificamente piano e cantando maravilhosamente bem. O qual me fez lembrar na voz, Milton Carlos, Elis Regina e até o timbre de Chico César.
·         Benito Di Paula estava numa noite “inspiradora, cheio de alegria”. Ele a cada música contagiava o seu público que o respondia nos refrões das músicas em forma de coro, tanto é que em tom de brincadeira disse que iria gravar o próximo DVD em João Pessoa, que era o coral mais afinado do Brasil. Ainda completou dizendo: “quando estou em João Pessoa, estou em casa”.Tanto é que deixou ser beijado e abraçado por várias fãs que subiam no palco constatemente para serem fotografadas ao lado desse grande ídolo da MPB.
·        Em determinado momento do show fez uma brincadeira “pejorativa” quanto a morte da figura do mito do pop-rock americano, Michael Jackson, mas quando falou de Elvis Presley e Luiz Gonzaga foi com total respeito e carinho, principalmente o mestre lua. Até a riscou imitar a perfomece de Elvis Presley cantando, por isso recebeu um grande aplauso. E pra Luiz Gonzaga mandou vê no piano a música “Sanfona Branca” que homenagea o Rei do Baião.
·        Benito Di Paula quis mais uma vez surpreendeu o público quando falou do grande boato que existe na capital “se realmente ele havia morado em João Pessoa?” Pra surpressa de muitos ele confirmou que havia morado João Pessoa por 10 anos, no bairro de Jaguaribe, quando resolveu dá um tempo na sua carreira artística para descansar um pouco e repor as enérgias. E nada melhor que a Paraíba com a sua hospitalidade e generosidade dessa terra maravilhosa. Ainda destacou vários pontos turisticos de João Pessoa, a exemplo a beleza paisagística da lagoa, o azul do mar da Praia de Tambáu e pra minha surpressa citou a belaza a praia de Cabedelo e o seu Porto. Depois seguiu cantando uma música onde na letra presta uma grande homenagem a Paraíba e as cidades de João Pessoa, Campina Grande e de Cabedelo. Depois de ouvir tudo aquilo em termos de músicas e elogios a nossa terra, confesso meus amigos que sai daquele show encanto ainda mais com a “figura meio cigano” do músico Benito Di Paula.
·        Quero compatilhar com vocês um pouco da história da vida desse artista:
·        Uday Veloso ganhou fama nacional com o pseudônimo artístico de Benito Di Paula, natural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, nasceu no dia 28 de Novembro de 1941. No próximo mês estará completando seus 70 anos de vida.  
·        É compositor, cantor e pianista e grande ícone da música popular brasileira. É um dos grandes nomes da canção e do samba nacional, desde dos anos 70.
·        Foi crooner de boates do Rio de Janeiro, e depois continuou tocando na noite paulistana. Iniciou sua carreira pela gravadora Copacabana no início dos anos 70.
·        Seu estilo musical é conhecido como "Samba Jóia", ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e jazzisticos. Seu primeiro disco intitulado "Benito Di Paula" foi lançado dem 1971, que acabou sendo censurado por trazer a música "Apesar de Você" de Chico Buarque  de Holanda, levando o artista a um descontentamente com a política nacional.
·        Seu segundo LP, intitulado "Ela" não trouxe grande êxito. Mas nem por isso desistiu do sonho e continuou existindo. Estourou nas paradas de sucesso com o terceiro LP intitulado: "Um Novo Samba", onde já aparecia na capa com sua longa barba e cabelos, inúmeras correntes, brincos, pulseiras, já impondo seu estilo de visual e sua marca musical. O grande sucesso desse disco foi a música "Retalhos de Cetim".
·        Teve inúmeros sucessos ao longo de sua carreira, vejam as músicas que mais gosto de curtir: “Amigo do Sol, Amigo da Lua”, "Charlie Brown", “Do jeito Que a Vida Quer”, “Se Não For Amor”, “Proteção as Borboletas”, “Meu Brasil, Meu Doce Amado”, “Maria Baiana Maria”, "Vai Ficar Na Saudade", “Assobiar ou Chupar Cana”, “Não Precisa Me Perdoar”, "Mulher Brasileira", “Sanfona Branca”, “Osso Duro de Roer”, “Como Dizia o Mestre”, “Tudo está no seu Lugar” .
·        Vocês sabiam que Benito Di Paula fez tanto sucesso na década de 70, que chegou a disputar a venda de LPs, concorrendo ali pertinho em termos de vendas de disco com o rei Roberto Carlos, o grande campeão de venda de discos (LP), do Brasil, principalmenete no final do ano?
·        Lembro-me muito bem que, alguns vezes na década de 80, fui com o meu tio Fernandes Patrício, enfrentar essa proeza de ficar em longas filas para comprar o novo disco do Roberto Carlos que era uma grande expectativa da população em ter um disco do Roberto Carlos no final do ano. Ainda hoje o tio continua grande fã das músicas do Roberto Carlos, inclusive tem todos Lps, Cds e vídeos do cantor considerado o rei da música nacional.
·        Voltando a questão do Benito Di Paula, me veio a lembrança do Programa de Televisão intitulado: “Benito Di Paula e Seus Convidados” na TV Tupi em 1975. Nessa época, na minha casa não tinha televisão e eu assistia na casa da vizinha, uma espécie de madrinha. Lá também assisti os programas do Chacrinha, do Flávio Cavalcanti, Ailton e Lolita e Seus Artístas Convidados, a novela Jerônimo o Herói do Sertão, Mulheres de Areia, e outros programas, tudo em preto e branco, era assim mesmo.
·        Quanto a discografia de Benito Di Paula, ele tem mais de 35 discos gravados, tendo parte importante de sua obra relançada em CD, devido ao sucesso de suas músicas. Chegou a fazer sucesso em nível internacional como no México, Japão, Estados Unidos e principalmente na América Latina.
·        Teve parte de sua história contada no livro "Eu Não Sou Cachorro Não" do historiador, jornalista e escritor baiano Paulo César de Araújo.
·        Em 2008 retorna ao Rio de Janeiro, e em 2009 lançou pela EMI Music seu segundo CD e primeiro DVD ao vivo, gravado no Vivo Rio de Janeiro, que traz grandes sucessos de sua carreira artística.
·        Discografia:
  • 1968 - Andança e Canção Para o Nosso Amor (Produção própria)
  • 1972 - Beleza Que é Você Mulher - (Copacabana)
  • 1972 - Ela - (Copacabana)
  • 1973 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1973 - Um Novo Samba - (Copacabana)
  • 1974 - Gravado Ao Vivo - (Copacabana)
  • 1975 - Benito Di Paula e Seus Convidados - Brasil Som 75 - (Copacabana)
  • 1975 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1976 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1977 - Benito Di Paula - Assobiar ou Chupar Cana - (Copacabana)
  • 1977 - Jesus Papai Noel - Instrumental - (Copacabana)
  • 1978 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1978 - Caprichos de La Vida - Copacabana)
  • 1979 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1980 - Benito Di Paula - (Copacabana)
  • 1981 - Benito Di Paula - (WEA)
  • 1982 - Benito Di Paula - (WEA)
  • 1983 - Bom Mesmo é o Brasil - (WEA)
  • 1984 - Que Brote Enfim o Rouxino Que Existe Em Mim - (RGE)
  • 1985 - Nação - (RGE)
  • 1986 - Benito Di Paula / Instrumental
  • 1987 - Quando A Festa Acabar - (Copacabana)
  • 1990 - Fazendo Paixão - (BMG Ariola)
  • 1992 - A Vida Me Faz Viver - (Copacabana)
  • 1994 - Pode Acreditar - (RGE)
  • 1996 - Baileiro - (Paradoxx Music)
  • 1999 - Raízes do Samba
  • 2002 – Perfil – Benedito Di Paula (Som livre)
  • 2009 - Ao Vivo - (CD e DVD) (EMI Music).



Nenhum comentário:

Postar um comentário