sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MATÉRIA SOBRE O CASO DA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO, LOGO APÓS AS FOTOS:

Representação da Classe Política de Cabedelo
Representação do Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba - SINTEPB
Representação dos Professores da Escola Imaculada Conceição
Representação dos Professores da Escola Imaculada Conceição
Representação da ACICA - Associação Cabedelense Para Cidadania
Representação da Direção da Escola Imaculada Conceição
Representação de Professores Jovens da Escola Imaculada Conceição
Representação do Site Soltando o Verbo e da Fundação Fortaleza de Santa Catarina
Representação do Movimento Cultural de Cabedelo - MCC
Representação do Grupo Escoteiro de Cabedelo
  
MINHA INDIGNAÇÃO COMO ARTE EDUCADOR.
É lamentável saber que a Escola Estadual do Ensino Fundamental Imaculada Conceição criada através do empenho do Padre Alfredo Barbosa (in-memoriam) esteja nessa situação de fechar as portas e entregar o prédio a Arquidiocese da Paraíba.
 A referida escola é considerada uma das mais importantes na história da educação e cultura de Cabedelo. De fato e de direito, é o berço da educação e cultura cabedelense. Ali germinaram as sementes e frutos dos Grupos de Teatro de Cabedelo, TECA e GTAAB. Naquele espaço surgiu o 1º (1981) e 2º (1982) Festival de Música de Cabedelo – FEMPOC. Naquela escola, nasceu à idéia da revitalização da Festa de Santa Catarina em 1982 que estava desativada há anos. Naquela escola surgiram os primeiros sonhos da construção de um teatro para Cabedelo que foi inaugurado o Teatro Santa Catarina em 13 de março de 1987. E por que hoje estão querendo fechar as portas dessa abençoada escola? O que diria o saudoso Padre Alfredo Barbosa sobre este caso? O que diria o sociólogo Paulo Freire sobre esta infeliz atitude de setores “isolados” da secretaria da educação do estado? Por que estas pessoas com cargos públicos estão agindo assim contra Cabedelo? Afinal o que há por trás disso tudo? Será que o terreno onde está construída a Escola Imaculada Conceição tem despertado interesse de algum grupo político e/ou empresarial? Reflitam sobre esta possibilidade.
Não queremos acreditar que um governo socialista, cuja população depositou toda sua confiança no último pleito, permita fechar as portas de uma ESCOLA sem uma maior a avaliação pedagógica e envolvendo a própria comunidade escola e setores da sociedade civil organizada. Tal Atitude merece o repúdio da sociedade cabedelense.
É bom que a comunidade cabedelense saiba que a razão principal, ou seja, a explicação dada pela 1º Região de Ensino para a direção da Escola Imaculada Conceição, professora Fátima Peixoto, quanto ao fechamento da escola, “era porque havia mensalidades em atrasos e a Arquidiocese da Paraíba, conjuntamente o pároco da matriz Sagrado Coração de Jesus, havia encaminhado Ofício em setembro de 2011 cobrando providências do atraso das mensalidades desde Outubro de 2010. E que as devidas providências fossem tomadas, pois o atraso nas referidas mensalidades implicaria na quebra de contrato junto a Arquidiocese da Paraíba e o Governo Estadual”.
 Não queremos acreditar no que estamos vivendo na Paraíba, quanto ao fechamento de escolas, e o povo ordeiro de Cabedelo saberá dá resposta a tudo isto.  

Nesta sexta-feira, dia 06/01/2012, uma comissão formada por representantes da Escola Imaculada Conceição e setores da sociedade civil de Cabedelo foi recebida pelo deputado estadual Trócolli Júnior, o qual havia agendado uma reunião com a Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba que funciona no Centro Administrativo. E posteriormente no setor denominado de Diretoria de Recursos Logísticos de Patrimônio o DERLOP, que tem como Diretora Geral, a Dr. Jacqueline Fernandes, a qual nos mostrou toda a documentação contábil desse processo, onde podemos averiguar in-loco que os pagamentos feitos pelo Estado a paróquia do Sagrado Coração de Jesus para uma conta corrente na Agência 1681-0 – Cabedelo/PB, tendo como titular a própria Matriz de Cabedelo está em dia com as mensalidades tidas como atrasadas. Inclusive também, as mensalidades da Escola João XXIII que pertence a Paróquia de Cabedelo, a qual está também locada ao Governo do Estado, onde a Comissão poder ter acesso aos valores das mensais das duas escolas estaduais de Cabedelo.

2.     Por fim, queremos convidar os cidadãos cabedelenses para se envolverem nesta lutar e manifestar seu repúdio contra o fechamento de escolas públicas no estado, principalmente o caso da Escola Imaculada Conceição por tudo que ela nos representa.

3.     Logo mais à noite na Escola Imaculada Conceição, nesta sexta-feira, 06/01/2012, a partir das 19:30 horas, haverá uma reunião com a Comissão que está aberta a participação de todos para uma avaliação dos contatos realizados nas últimas 48 horas. E ao final serão encaminhadas propostas para articulação do movimento para o sábado, domingo e a próxima segunda-feira. Estejam atentos.

4.     Mais informações: 8804-1127 (Fátima Peixoto); 8863-2843 / 9986-2168 (Tadeu Patrício – ACICA e Arte Educador); 8888-2677 (Wellington Costa – Jornalista e Professor).
Tadeu Patrício, arte educador.
Conheçam o blog – http//:professortadeupatricio.blogspot.com e saibam as novidades sobre a Voz da Cultura em Cabedelo. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário