sábado, 30 de junho de 2012

IV Capitulo: COMO LUIZ GONZAGA CONHECEU ZÉ DANTAS

Compositor Zé Dantas e Luiz Gonzaga

Em 1949, Luiz Gonzaga conhece no Recife, o médico José Dantas de Sousa Filho que passa a ser o novo parceiro. Em 27 de outubro de 1949, Luiz Gonzaga grava as primeiras parcerias dele e Zé Dantas, o baião: “VEM MORENA e o FORRÓ DE MANÉ VITO”. E assim o Brasil se deliciava com a música do filho de Januário que havia saído lá das bandas do Exu para conquistar o coração dos brasileiros.
O Médico Zé Dantas e Luiz Gonzaga
No dia 01 de novembro de 1949, Seu Januário, Dona Santana, Geni, Muniz, Chiquinha, Socorro e Aloísio, viajaram no caminhão comprado por Luiz Gonzaga com destino ao Rio de Janeiro.
Em 1950, o Lua recebe dos paulistas o título de “REI DO BAIÃO” que o consagra até nossos dias. Neste mesmo ano “Lua” grava também a toada ASSUM PRETO e os baiões QUI NEM JILÓ e PARAÍBA, Gonzaga neste período está no auge de sua carreira. A música PARAÍBA foi gravada por uma cantora japonesa Keiko Ikuta, e também pela Emilinha Borba.



No áudio abaixo apresenta a belíssima voz de Emilinha Borba intérpretando um dos clássicos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - 1950. Vale a pena conferir!


Em 1951, Luiz Gonzaga coroou a cantora Carmélia Alves como a “RAINHA DO BAIÃO” na Rádio Nacional, no programa “NO MUNDO DO BAIÃO” apresentado por Humberto Teixeira e Zé Dantas.   
No ano de 1952, Luiz Gonzaga tentou projetar para todo o Brasil, o grupo Os Sete Gonzagas, formado por membros de sua família: Seu Januário, Luiz Gonzaga, Severino Januário, José Januário (Zé Gonzaga), Chiquinha Gonzaga, Socorro e Aloísio para inclinação dos festejos juninos em todo país através das rádios Tupi e Tamoio. 
Grupo os Sete Gonzagas:
Aloísio, Socorro, Zé Gonzaga, Januário, Luiz Gonzaga, Severino Gonzaga e Chiquinha Gonzaga.


Em 1953, inspirado pelo sanfoneiro catarinense Pedro Raimundo, que se apresentava nos programas de rádio da época com a vestimenta típica de gaúcho, Luiz Gonzaga, se perguntou? Por que não me caracterizar com roupa típica de cangaceiro que simboliza o Nordeste brasileiro? Assim o fez, mudou o visual que se apresentava anteriormente e começou a se apresentar com traje típico de cangaceiro. A nova indumentária tinha principalmente o chapéu de couro paramentado no estilo usado por Lampião seu ídolo desde a infância. Também incluia nas vestimentas, cartucheiras, bainhas, lenços no pescoço, etc... Houve muitas críticas ao artista, mas também tiveram aqueles que elogiaram a atitude de representar a cultura de um povo. No final da década de 50, Luiz Gonzaga também passou a se apresentar de vaqueiro nordestino uma justa homenagem ao seu primo, o vaqueiro Raimundo Jacó, morto covardemente nas caatingas do Sertão. Daí em diante estas características ficaram fixadas como a imagem emblemática do artista, acompanhada de sua inseparável sanfona branca, zabumba,  triângulo e com seu chapéu e gibão de couro.
Em 1953 grava ABC DO SERTÃO, VOZES DA SECA e VIDA DE VIAJANTE. Neste mesmo ano, Luiz Gonzaga assume plenamente sua identidade nordestina, começando a usar o gibão de couro.
Primeiro Trajo típico de Luiz Gonzaga.
No dia 09 de julho de 1954, é assassinado em Serrita, Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que foi assassinado covardemente nas caatingas do sertão do Araripe. Até hoje nenhum inquérito policial foi aberto. Isto mostra a certeza da impunidade brasileira e a força dos coronéis. Deus salve esta missa criada por Luiz Gonzaga e família que é realizada até hoje, desde 1954.
Missa do Vaqueiro, sendo a primeira missa em 1954.
Missa do Vaqueiro na cidade de Serrita - PE.
O maior encontro de vaqueiros do Brasil.
Em 1959, morre no Rio de Janeiro sua sogra, Dona Marieta, mãe de Dona Helena. O Rei do Baião não estava por perto para confortar a esposa, pois andava por todo o país fazendo show, cantando e decantando o Nordeste.
O vídeo abaixo é uma gravação no disco de 78 rotação. Está cantado em japonês na voz da intérprete Keiko Ikuta datado de 1951. Descubra qual é a música?
O vídeo abaixo feito para o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, datado de 1977 e apresentado por Fábio Júnior que apresenta o Rei e a Rainha do Baião. Descubra que são eles:
O vídeo abaixo apresenta a neta do compositor Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga cantando grandes sucessos do mestre lua na beleíssima voz de Marina Elaini.

Um comentário:

  1. MARAVILHA, AMIGO TADEU PATRÍCIO!PARABÉNS, À VOCÊ E À TODOS NÓS PELO PRESENTE DE SUA PESQUISA SOBRE LUÍS GONZAGA, REI DO BAIÃO!GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir