sexta-feira, 13 de julho de 2012

NA DÉCADA DE 70, LUIZ GONZAGA RETORNA AOS PALCOS

VI Capitulo


Neste capítulo estão postados os episódios mais importantes que marcaram a trajetória artística de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. O seu retorno aos palcos agora é mais sofisticado do que antes nas décadas de 40 e 50. Veja o clip abaixo:


Em 1970, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira tem suas obras musicais incluídas na Coleção História da MPB, publicada pela editora Abril Cultural.  
Em 1971, Luiz Gonzaga recebeu o título de “Imortal da Música Brasileira”, pela TV TUPÍ do Rio de Janeiro.
Em 1972, Luiz Gonzaga recebe o Título de Cidadão de Caruaru. Neste mesmo ano os idealizadores do Movimento Tropicalismo do Brasil, Gilberto Gil e Caetano Veloso, proclamaram solenemente que a moderna canção popular brasileira tinha raízes também na arte atemporal de Luiz Gonzaga.   
 
O reencontro de Gilberto Gil com a música do criador do baião, através do disco As Canções de Eu, Tu, Eles, remete não só a presença de Luiz Gonzaga em seu repertório, mas, sobretudo, a forte e decisiva influência dos gêneros nordestinos sobre seu trabalho.  
No show tributo ao Rei do Baião.
A verdade é que, muito antes de ser atraído por João Gilberto, em 59, à época em que decidiu que o seu instrumento seria o violão, ele já havia, na infância, se encantado com Luiz Gonzaga, o que o levou a tocar sanfona. Esta influência da música nordestina está presente em boa parte do que tem produzido, desde as gravações anteriores ao movimento tropicalista em 1969 (Procissão, por exemplo), até o álbum conceitual Quanta, de 97, seu mais recente disco de autor. O Nordeste, aliás, é uma espécie de nave-mãe em dois dos melhores discos que gravou, Expresso 2222, de 72, e Refazenda, de 75.
No dia 24 de março de 1972, no Teatro Tereza Raquel do Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga realiza um show musical intitulado: “Luiz Gonzaga Volta pra Curtir”, marcando assim a sua volta triunfal as paradas de sucesso. Naquela noite Luiz Gonzaga fez uma síntese falando de toda a sua carreira musical. E ainda declarou sua estima pelo o estado do Ceará, dizendo: “É por isso que eu costumo dizer que uma banda minha é pernambucana e a outra banda é cearense!”  
No ano de 1973, o Rei do Baião resolve deixar a RCA Victor e passa a gravar na Emi-Odeon. Ainda neste mesmo ano, Luiz Gonzaga recebe o Título de Cidadão Paulista das mãos do governador de São Paulo.   
Em 1975, o Rei do Baião conhece Maria Edelzuíta Rabelo, e esta amizade virou uma paixão ardente, este foi o motivo que levou Luiz Gonzaga a se corresponder com a jovem com o pseudônimo de Marcelo Luiz.
Maria Edelzuita Rabelo e Luiz Gonzaga
Em 1976, Luiz Gonzaga recebe na capital do ceará, Fortaleza o Título de Cidadão Cearense. Neste mesmo ano, a TV GLOBO promove a gravação de um show musical de Luiz Gonzaga que é exibido em rede nacional nos dias 13 e 20 de agosto de 1976, com o título de “Especial de Luiz Gonzaga”, tendo a participação do pai, seu Januário.
Em 1977, Luiz Gonzaga entrou na Versão Brasileira da Enciclopédia Universal Britânica. Neste mesmo ano o pai do rock brasileiro, Raul Seixas declara que tambéu bebeu na fonte musical de Luiz Gonzaga, que várias músicas de sua autoria tinham a batida do baião. Em uma entrevista dada ao programa da Gaby na Rede Manchete, Raul Seixas comentou sobre a incrível semelhancia existente entre Elvis Presley, o Rei do Rock Americano e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião Brasileiro, que tanto a música country americana (caipira), produzida por Elvis Presley, como a música sertaneja brasileira (baião), produzida por Luiz Gonzaga tem tudo haver. Disse que, quando fez a música Let Me Sing Rock n´ Roll, foi criada a partir da sua observação entre os dois estilos, o blue americano e o baião brasileiro, que tanto Elvis Presley, como Luiz Gonzaga trazem na música esse jeito de cantarolar um quase falando acompanhado pelo instrumento, um a guitarra e o outro a sanfona.    
Em 11 de Junho de 1978, morre em um dos apartamentos do Parque Aza Branca, situado no município do Exu-Pernambuco, o pai de Luiz Gonzaga do Nascimento, seu Januário José dos Santos. De acordo com a pesquisa ele faleceu com 81 um anos em um dos duplex nos braços de um velho conhecido da família, Zé de Elvira. Abaixo video da reportagem da morte seu Januário, Pai de Luiz Gonzaga. É só clik.  
Em 1980 para alegria de Luiz Gonzaga, ele é convidado a cantar em Fortaleza/CE no estádio Castelão, para o Papa João Paulo II, que lhe agradeceu ao pegar em sua mão dizendo: “OBRIGADO, CANTADOR!”. Luiz Gonzaga fica envaidecido por episódio marcante em sua vida, já que é vem de uma família tradicional de formação católica.   

Um comentário: