segunda-feira, 2 de julho de 2012

Visitar o Museu de Luiz Gonzaga em Campina Grande é viajar na história de vida do Rei do Baião. Assista abaixo o clip postado.

Museu Fonográfico Luiz Gonzaga da Paraíba, fundado em 1995, com presença marcante de autoridades e artistas regionais, inclusive Dominguinhos, que é padrinho desta nobre causa, está localizado na cidade de Campina Grande, na rua Presidente Costa e Silva, no bairro do Cruzeiro. Vale a pena visitá-lo. 



Ponto de Referência para chegar ao Museu: Quem for a Campina Grande na direção do sertão do Estado pela Br-230 - Rodovia Antonio Mariz, entra no primeiro contorno a direita após a substação de Campina Grande, e segue na avenida principal denominada Juslenino Kubitschek que dar acesso ao bairro do Cruzeirto até chegar a Escola Estadual Raul Córdula. Após a referida escola logo a frente tem um contorno. Lá entra a esquerda que dar acesso a avenida Presidente Costa e Silva onde está localizado do Museo.  
   
De passagem por Campina Grande conheci o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga de Campina Grande (PB), instituido por José Nobre de Medeiros, conhecido popularmente por Zé Nobre, que é o atual mantenedor, tendo como grande colaborador o músico Dominguinhos e o jornalista Xico Nóbrega.
 
Dominguinhos e Zé Nobre
                                           
Dominguinhos mata a saudade no fole de oito baixo
que pertenceu ao saudoso mestre Januário.

O referido museu é uma das principais entidades brasileiras de preservação, fomento e difusão da vida e obra de Luiz Gonzaga, ao lado do Museu Aza Branca, em Exu (PE), do Memorial Luiz Gonzaga do Recife (PE).  
"Eu e o Rei da Baião"

O acervo do museu é formado por coleções Luiz-Gonzaguianas de discos, livros, jornais, documentos raros de áudios, vídeo, retratos, cartazes, uma sanfona de oito baixos de Januário, roupa e chapéu de couro do Rei do Baião, e réplicas da indumentária artística de Luiz Gonzaga: o chapéu de couro à moda do cangaceiro, e o gibão do vaqueiro nordestino.
          
Réplica da Indumentária de Luiz Gonzaga.

"Induméntária de Luiz Gonzaga"

No museu paraibano guarda ainda uma das mais importantes coleções de discos de Luiz Gonzaga de todo País, compreendendo todas as fases da discografia dele, desde o disco 78 rotações por minuto (os RPM com duas músicas), os acetatos (disco: propaganda de produtos, jingles políticos), discos 10 e 12 polegadas, de 33 rotações (os LPs de 8, 12 músicas), e compactos simples e duplos (2 a 4 músicas), de 33 e 45 RPM.  
"Vitrola da Década de 30"


Exposição de Fotos e Discos Antigos.
Além da importante discografia, iconografia e fonografia do Rei do Baião, o Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande (PB) guarda ainda preciosas coleções completas e incompletas de discos de diversos artistas brasileiros, especialmente os de origem nordestina expoentes da MPB: Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Zé Calixto, Genival Lacerda, Ary Lobo, Os Três do Nordeste e diversos outros cantores, compositores e músicos.
Os artistas acima: Carlos Galhardo, Augusto Calheiros, Antenógenes Silva
e Almirante eram grande ídolos admirados por Luiz Gonzaga na década de 40.
O principal evento realizado pelo Museu Luiz Gonzaga é a festa anual de aniversário de nascimento do Rei do Baião, em 13 de Dezembro e o Dia Nacional do Forró, em sua homenagem, evento paraibano esse realizado no pátio do museu, com grande afluência de público de Campina Grande (PB), de cidades vizinhas, e até de outros estados brasileiros. Os artistas em geral, músicos, cantores, pesquisadores e os fãs de toda idade, prestigiam esse evento, sempre precedido de celebração religiosa, com missa em ação de graças.

Um comentário:

  1. Conheci Luiz Gonzaga no inicio dos anos 60 na minha infancia aqui na Rainha da Borborema Campina Grande.
    Aos 17 anos fui morar no Rio de Janeiro e vivi por la ate meus 21 quando fui morar em Recife me tornando primeiro ceramista dentario e sempre curtindo as musicas e shows do Rei do Baiao.
    Em 1980 compus 2 musicas para fazer homenagem a Luiz Gonzaga e tao logo o procurei para lhe mostrar as musicas para ver se estava do seu agrado foi entao que ele me recebeu no hotel jangadeiro em boa viagem perto de meu apto.ele gostou das letras e perguntou com quem eu ia gravar eu falei que Maestro Duda ja tinha feito os arranjos para gravar nos studios da gravadora Rozemblit do saudos Sr.Jose Rozemblit.terminado a gravaçao peguei um voo 200 da Vasp e fui ao Rio de Janeiro mostrar minhas musicas gravadas com arranjos em Metais do Maestro Duda a Luiz gonzaga, cheguei na gravadora RCA VICTOR em Copacabana fui recebido por 2 feras produtores e compositores de Luiz Gonzaga Srs.Luiz Bandeira e Pedro Cruz, ao ouvirem as gravaçoes me deram um puxao de orelhas dizendo que Gonzagao nao ia gostar por 2 motivos primeiro porque entrei na intimidade dos pais de Gonzagao Januario e sua Mae Santana segundo porque gravei forro com metais sem Sanfona mas quando o Rei do Baiao chegou e ouviu me disse; muito obrigado pela homenagem e parabens ao Maestro Duda que fez um arranjo moderno e ficou bonito, ai ele me perguntou aonde eu ia prensar o disco eu falei na Rozemblit ele entao me disse voce ja gravou la e pode fazer a prensagem aqui no Rio voce cobhece a CID? falei nao Senhor ele pediu o telefone ligou me recomendando ao Sr.Nilton Cruz diretor da fabrica de discos CID em Bonsucesso.
    Fui bem recebido por Sr. Nilton Cruz e ele ligou para Adolfo da Modinha em Recife para fazer a distribuiçao dos discos.
    Fiz o pagamento voltei pra Recife e esperei o disco chegar.
    Assim que o disco compacto chegou fui ate o amigo Zuca Show que tinha programa na radio jornal do comercio e conecei a tocar minhas homenagens a Luiz Gonzaga nas Radios de Recife Caruaru Campina Grande e fazendo programas de tv tambem Paulo Marques Jota Ferreira Palhaço Belezinha Jorge Chau e tantos outros.
    Luiz Gonzaga me deu um conselho no inicio de tudo me disse: meu filho tenha muito cuidado porque o caminho é muito dificil e ingrato.
    Obs: Cantei na festa dele em Exu parque Asa branca em 1982 co. Pinto do acordeon e 1988 cantei no Spazio com Dominguinhos e Osvaldinho me acompanhando.

    Poeta Cidinho.
    Watzap.83.988550306


    ResponderExcluir