sexta-feira, 17 de agosto de 2012

35 ANOS SEM O PAI DO ROCK, ELVIS PRESLEY.

Elvis Plesley, Pai do Rock Mundial

COMENTÁRIO:


Lembro-me como hoje, há 35 anos ouvia pelo rádio o anuncio da morte de Elvis Presley, um dos maiores astros americano, considerado o pai do Rock'n and Roll. Mas na condição de arte educador quero convidar amigos, estudantes e outras categorias, a fazerem uma viagem na história de vida de Elvis Presley, a quem reservo minha admiração, reconhecendo o talento musical, sua qualidade vocal, e principalmente sua interpretação e performance no palco.

Assim como o Rei do Baião, o Rei do Rock também tocava sanfona.
Após estudar a trajetória artística de Elvis Presley e Luiz Gonzaga muita coisa em comum pude observar nessas duas majestades. Exemplos: na musicalidade, rock e no baião podemos observar que o swing e a levada nos dois ritmos são muito parecidos; Tanto Elvis Presley como Luiz Gonzaga costumava falar enquanto tocava uma música. Foi no dia 21 de Junho de 1977 que Elvis Presley fez sua última aparição em público em Los Angeles. Também foi no dia 21 de Junho de 1989 que Luiz Gonzaga fez sua última aparição em público no Recife/PE. Foi no mês de Agosto que as duas majestades faleceram, Elvis Presley no dia 16/08/77 e Luiz Gonzaga no 02/08/89. A vestimenta de Elvis com aquelas roupas tipo espaço sideral, era inspirada  no personagem de um gipi, o Capitão Marvel Jr. que ele idolatrava quando garoto. Já Luiz Gonzaga, inspirado pelo sanfoneiro catarinense Pedro Raimundo, que tocava música da sua região com roupas típicas de gaúcho, Luiz Gonzaga mudou seu visual. Passou a se apresentar vestido de vaqueiro nordestino, tendo como modelo a indumentária o chapéu do cangaceiro Lampião, personagem por ele idolatrado quando garoto. Daí em diante este visual se fixou como imagem emblemática do artísta, acompanhando de sua inseparável sanfona branca e o Elvis de sua guitarra. É nestes relatos que podemos ir observando as relações entre o Rei do Rock e o Rei do Baião. Mas deixemos as casualidades a parte e vamos conhecer um pouco da história de vida do grande fenômeno do rock americano.

 
A Mãe, Gladys Smith, o Pai, Vernon Presley e o pequeno Elvis.

ORIGEM:


Nasceu no dia 08 de Janeiro de 1935, às 04:35 horas da manhã, sob circunstância muito pobre em uma humilde casa na cidade de East Tupelo, Estado do Mississipe. Foi sobrevivente de um difícil parto de gêmeos, aonde seu irmão idêntico Jesse Garon nasceu morto. Depois deste traumático parto sua mãe Gladys não pode mais engravidar e ter filhos. Elvis viria a ser então o único filho do casal Vernon Presley (que era pintor de casa) e Gladys Smith Presley (que era operária de uma fábrica de roupas). Seu nome completo era Elvis Aaron Presley. Foi um dos mais populares cantores de Rock’n and Roll de todos os tempos. É considerado por muitos o pai deste ritmo musical.

Elvis Presley aos 06 anos de idade.

CRENDICE:


Desde cedo, a mãe incutiu na cabeça do filho que quando um de dois gêmeos morre, o que sobrevive herda toda a força do que se foi. No respeito à crença da mãe, Elvis adotou a personalidade dos seus pais. Por outro lado, Elvis sempre acreditou que poderia se comunicar com seu irmão Jesse Garon, e assim pensava fazê-lo (ou realmente o fez) durante várias ocasiões até seus últimos dias de vida. Não raro, quando criança, Elvis ia até o pequeno túmulo de Jesse Garon em um cemitério de Tupelo e ficava ali sentado por horas “Conversando” com seu irmão. Ás vezes Elvis ia até um lago vizinho ao cemitério e ficava conversando com seu próprio reflexo, como se fosse com o próprio irmão.   
  

O Casal Vernon Elvis Presley e Gladys Smith Presley

 RELIGIOSIDADE:

Elvis aos 12 anos de idade


Nos primeiros anos que o jovem ia crescendo na cidade de Tupelo, Elvis foi sendo influênciado pelo ambiente da música onde vivia, assistindo os cultos da Igreja Pentecostal de sua cidade. O pastor Frank Smith tocava violão durante os cultos. E nas horas vagas ensinava Elvis a tocar violão. Assim aprendeu a gostar das canções gospel que eram cantadas na igreja.
 
No rádio, a família Presley ouvia música country e os cantores de Tupelo e o Mississipi Slim que Elvis adorava. Assim, em sua juventude também foi influencido pela música country e com o blues (típico da região sul dos Estados Unidos). Estes ritmos musicais marcaram a formação musical de Elvis Presley.
 
Em 1947, Elvis foi com a mãe a Loja em Tupela Hardware comprar um presente para o seu aniversário de 11 anos. Ele podia comprar um violão por $ 12,95 (dólares), com o dinheiro que tinha, mas não era o que ele tinha em mente para comprar. Queria comprar uma arma (um rifle) que custava $ 22,00 (dólares), e sua mãe disse não, que era muito perigoso. Então, Elvis ficou muito zangado. Então o homem que estava atendendo surgeriu-lhe um violão. Mostrou o violão ao jovem, e Elvis disse: "você não vai me convencer". Sua mãe disse: Filho pegue este instrumento, porque você não tem $ 22,00 (dólares) para comprar uma arma. Não tem o suficiente, se comprar o violão e aprender a tocar poderá ser famoso um dia. E assim ele o fez. O violão foi um dos poucos luxos que o jovem Elvis pode ter, já que a situação financeira dos pais não era muito boa e a família precisava economizar para garantir a sua sobrevivência.


JUVENTUDE:



Elvis Presley










Na adolescência Elvis aprendeu a tocar guitarra e chegou a ganhar um concurso de jovens talentos musicais em sua cidade. Mas a música ainda não gerava renda e ele precisava, em função da situação financeira da família, trabalhar.





PRIMEIRO EMPREGO:

 


Elvis lanterninha do cinema (foto abaixo).

Em 12 de setembro de 1948, sua família muda-se para Memphis, Tennessee. De família pobre começou trabalhando logo cedo. Seu primeiro emprego foi trabalhando como porteitro e lanterninha de cinema e depois de caminhoneiro (dirigia o que chamamos de camionete modelo 54). Em 1953, concluiu seus estudos secundários.


Cinema onde Elvis trabalho de lanteninha


INÍCIO DA CARREIRA:



Em 1953, enquanto gravava algumas músicas para o aniversário da mãe, chamou a atenção de Sam Phillips, proprietário de estúdio musical e dono do selo de discos Sun Records.

Primeiras gravações de Discos - Década de 50


CARREIRA PROFISSIONAL:

Já em 1954 começava a gravar suas primeiras músicas, iniciando sua carreira profissional. Em Julho de 1954, duas músicas de Elvis (“Take” e "Blue Moon of Kentucky”), que compunham seu primeiro disco intitulado Single, que começou a tocar nas rádios de Memphis. O sucesso foi imediato e espalhou-se por outras cidades rapidamente. Em 17 de Julho, Elvis faz seu primeiro show na cidade de Memphis.


CONTRATO PROFISSIONAL:



Em 1955, seu contrato musical passa para um novo selo a RCA. Em 1956, o sucesso de Elvis passa a ser internacional e o cantor é considerado um fenômeno de sucesso e venda de discos.


CINEMA:



Além da música, Elvis também atuou no cinema fazendo grande sucesso. Seus filmes eram recheados com canções de sucesso e levavam milhões de pessoas as bilheterias de cinemas do mundo todo. Seu primeiro filme foi “Love me Tender” de 1956. Nessa época faz grandes  apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com sua maneira exagerada de rebolar.

Primeiros shows musicais


ALISTAMENTO NO EXÉRCITO:



Coletiva a imprensa sobre sua convocação ao exercíto americano

Em 1958, aos 23 anos é convocado para servir o exército. Foi o corte de cabelo mais fotografado em todo mundo. Mas no dia 14 de Agosto, morre sua mãe e ele sentiu foi a sua morte. Em Outubro é transferido para uma base militar dos Estados Unidos, na Alemanha Ocidental, onde fica até Março de 1960. Lá conhece a pequena Priscilla de 14 anos com quem se apaixona, mas ela era filha do seu Capitão. Ao sair do exército sua carreira musical voltou com toda força.



VOLTA AOS PALCOS:

De volta a sua cidade, retorna aos palcos e marca com sua apresentação no programa The Frank Sinatra Show, onde com suas roupas extravagantes, realiza uma de suas melhores apresentações. Nos anos 60, Elvis era um dos maiores ídolos da música internacional. Volta a gravar e participa de vários filmes, entre eles: "Fun in Acapulco"(1963) e "Viva Las Vegas"(1964).

Elvis retorna aos palcos e enlouquece multidões.

CASAMENTO:


No dia 1 de Maio de 1967, casa-se com Priscilla Presley, em Las Vegas. No dia 1 de Fevereiro de 1969 nasce a filha Lisa Marie Presley. Depois de oito anos afastado dos palcos, Elvis volta em 1969, a se apresentar em Las Vegas, em várias temporadas. Grava novo disco, e as músicas “Suspicious Minds”, “In the Ghrtto”, despontando nas paradas de sucessos. Em 1970, Elvis volta aos palcos, com grandes apresentações, onde bate todos os recordes de públicos. Com seu rebolado provoca reações histéricas nas plateias adolescentes. O movimento que executa com os quadris, ao dançar, valeu-lhe o apelido de “Elvis the pélvis”. Em Janeiro de 1973, separa-se definitivamente de Priscilla Presley.



Prescilla e Elvis, Casaram-se em 1 de Maio de 1967


O Casal e a filha Lisa Marie

CARISMA POPULAR:


O estilo de Elvis era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais, embora fosse condenado pelos conservadores, que o consideravam um atentado aos bons costumes. Elvis dançava e requebrava com sua guitarra, num estilo empolgante e revolucionário para a época. Isso era o elemento novo que o artista Elvis trazia para o mundo da música e assim influenciou gerações. O Rock’n and Roll foi além da música, foi também um movimento de modismo e por isso influenciou muitos artistas no Brasil, a exemplo: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Jerry Adrianni, Eduardo Araújo, Reginaldo Rossi e tantos outros.


SAÚDE:



Elvis na época da depressão
Os anos 70 não foram tão bons para o ídolo do rock, embora o sucesso continuasse a todo vapor. Nessa época o Presidente Nixox dos Estados Unidos, fez dele um Agente de combate as drogas no mundo dos espetáculos. Mas anos após enfrentou problemas pessoais, ficou doente de Glaucoma e problemas no Cólon, cuja medicação causou ganho de peso. Elvis ficou com depressão, perdeu seu visual, mas nunca a sua voz. Então passou a aparecer poucas vezes em público, permanecendo grande parte do tempo em sua mansão. Mesmo assim, o rei do rock realizou uma grande quantidade de shows. Sendo a última apresentação do cantor em Los Angeles, no dia 21 de Junho de 1977, quando Elvis despediu-se do público pela última vez após tocar no piano a música: Unchained Melody.



Show da última apresentação em palco

MORTE:


Velório


Certo dia, Elvis Presley apareceu morto deitado no banheiro de sua casa em Glaceland. Morreu de um ataque cardíaco fulminante, em 16 de Agosto de 1977, em sua mansão no Memphis (Tennesse). Atribuem-se seus problemas de saúde, inclusive sua morte, ao uso exagerado de barbitúricos, tipos de drogas que tomava para dormir, relaxar e ter resistência física, mas ele exagerava nas doces de Anfetaminas e Dexedrina. Apesar de ser advertido pelos amigos mais próximos, costumava não dá ouvido. Então disseram: "como advertir um homem 42 anos?" Sua carreira musical durou apenas 23 anos.
Sepultamento do Rei do Rock Mundial

Cemitério onde Elvis Plesley foi sepultado

Abaixo estão selecionados 17 Grandes Sucessos do Rei do Rock'I Roll, Elvis Presley, que recomendo ouvi-las:
 
1. Love me tender;
2. Always On My Mind;
3.  Can't Help Falling In Love;
4.
Suspicious Minds;
5. My way;
6. Jailhouse Rock;
7. Unchained Melody;
8.  Bridge Over Troubled Water;
9. A Little Less Conversation;
10. It's Now Or Never;
11. Only You;
12. Hound Dog;
13.  That's All Right, Mama;
14.  Blue Suede Shoes;
15. Burning Love;
16.  Sweet Caroline;
17. Kiss Me Quick;



REDAÇÃO: Tadeu Patrício, agente cultural.

 
Vídeo: Música - Teddy Bear (1957)


Vídeo: Love Me Tender (1970)
 
 
 
Vídeo: Música - Live My Way (1973)     
 
Vídeo: Música: Suspicious Minds (1973)  
 


Um comentário: