quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FILME SOBRE LUIZ GONZAGA SERÁ LANÇADO EM 26 DE SETEMBRO NO RIO DE JANEIRO. Saiba os detallhes.

Diretor dos Filmes: “Os 2 Filhos de Francisco” e "Sentado a Beira do Caminho", Breno Silveira dirige Filme sobre Luiz Gonzaga, intitulado: “De Pai Para Filho”. Saiba em detalhes:

 


Em entrevista recente, o diretor do filme, Breno Silveira, disse que sua principal concepção no filme foi colocar na tela “o drama familiar” vivido por Gonzaga e seus familiares como podemos verificar no trailer do longa aqui neste blog postado. O conflito é mesmo a parte mais forte da drama. No elenco ele contou com o ator Domingos Montagner, aquele que interpretou o Cangaceiro Herculano na novela Cordel Encartado da Rede Globo de Televisão e nesse filme personificará um afamado Coronel que proíbe o namoro de Luiz Gonzaga com a sua filha Nazinha. Vale a pena conferir.
 
 
O filme apresentará cenas de “Lula de Januário” na juventude como afamado tocador e sua grande paixão por Nazinha, filha de um poderoso coronel do Exu, sertão de Pernambuco, que proibia o namoro de “Lula de Januário” com a sua filha, porque ele era negro, pobre e sanfoneiro sem futuro.
 
 
No filme também apresentará imagens de Luiz Gonzaga na adolescência vivida na periferia do Rio de Janeiro, além do início de sua carreira no mangue, sua participação nos programas de auditório do Rádio Nacional quando ele ainda não havia recebido o título de "Rei do Baião".  
O filme também abordará o episódio do relacionamento de Luiz Gonzaga com a cantora Odaleia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha, personagem que será interpretado pela atriz Nanda Costa. Foi desse relacionamento vivido no Rio de Janeiro que nasceu um fruto do casal em 1945. De fato, Luiz Gonzaga registrou como Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. O importante deste filme é observar a trama vivida entre o protagonista e seu filho Gonzaguinha, que perdeu a mãe aos dois anos de idade e foi criado por um casal de amigos de Luiz Gonzaga.  
Conforme mostra o trailer, havia quem não acreditasse que Gonzaguinha, também músico, era de fato filho do autor de "Asa branca". O próprio Gonzaguinha, já adulto, trazia dúvidas sobre sua origem. Durante a turnê "Vida de viajante", em 1981, quando Gonzaguinha tinha seus 36 anos, os dois se aproximaram e conversaram bastante sobre as suas histórias de vida, tudo isto está devidamente registrado em fitas cassete. Foi esse material que inspirou Breno Silveira a concepção esse maravilhoso filme. Breno Silveira acaba filme sem se destacando no cenário nacional como um ousado diretor da sétima arte e já se consagrou com os conhecidos trabalhos como "2 filhos de Francisco" (2005), sobre a história de vida dos músicos Zezé Di Camargo & Luciano, e o recente "À beira do caminho", que ainda em cartaz.  
Disse Breno Silveira, “Quando ouvi as fitas, aquilo me emocionou. Eram perguntas muito contundentes”, explicou. As indagações a que ele se refere partiam de Gonzaguinha e eram as mais elementares: "Quem foi minha mãe? Quem é meu pai?”. Foi então quando Breno Silveira forneceu, então, a sua interpretação dos fatos: “No fundo, no fundo, acho que existia uma vontade do Gonzaguinha de ser aceito como músico e como filho. Acho que ele se ressentiu disso a vida inteira, da falta do reconhecimento paterno”.  
Quem interpreta o Gonzaguinha adulto é Julio Andrade. Já o personagem de Luiz Gonzaga foi entregue a três diferentes atores, dependendo da fase da vida do músico. Um deles é o sanfoneiro Nivaldo Expedito, o “Chambinho do Acordeon”, que cobre o período dos 30 aos 50 anos de idade de Gonzagão, que completaria cem anos em dezembro de 2012.  
As filmagens que teve início em dezembro de 2011, já tem previsão para entrar em cartaz no dia 26 de outubro próximo. Segundo o diretor Breno Silveira, será lançado na abertura do Festival do Rio, ainda em 27 de Setembro de 2012. Depois liberado para as principais casas de filme do Brasil.  
 
 
 
Redação Adaptada: Tadeu Patrício.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário