sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Novo Parlamento Mirim foi empossado na Assembleia Legislativa. Saiba os detalhes:

 

Já que o município de Cabedelo não consegue eleger um representante da cidade portuária como parlamentar para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, pelo menos a garotada, estudantes de Cabedelo representada por Clara Larissa, Janecleide Oliveira, Jeanderson Santos, (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavalcanti) e ainda Laísa Patrícia Moreira, de Cabedelo, mas  representante do Colégio Lourdinas/JP, vão fazendo a sua parte e ocupando a casa Epitácio Pessoa, dando dignidade aos cabedelenses, já que a classe política que tem mandato não o fazem.


 
Na última quinta-feira, dia 30 de Agosto, quando 36 deputados que compõem o Parlamento Mirim tomaram posse. Os nomes dos adolescentes escolhidas foram publicados no Diário do Poder Legislativo (DPL) da terça-feira (7). Este ano, a comissão formada pelos 36 estudantes tem dois terços da bancada formada por mulheres. São 24 meninas e apenas 12 meninos, alunos das redes pública e privada do Estado.

Presidente do Parlamento Mirim Daiara Guimarães.
 
A estudante Daiara Guimarães é aluna da Escola Estadual Compositor Luiz Ramalho, do bairro de Mangabeira I, em João Pessoa, foi eleita presidente da mesa diretora, seguida de Carolina Pontes, do Colégio José D’Ávila, de Bayeux, a 1ª vice-presidente; e Yan Bernardo, do Instituto Dom Adulto, do bairro de Jaguaribe, também na Capital, o 1º secretário. E os demais cargos da mesa estão citados logo abaixo.
 
Presidente (AL) Ricardo Marcelo e a Presidente (PM) Daiara Guimarães.

 
 A presidente Daiara Guimarães, do Partido da Juventude, ressaltou a importância do Parlamento Mirim para os jovens se expressarem, exporem suas opiniões, lutarem pela democracia e contribuírem para o desenvolvimento do Estado. Ela disse também que seu mandato será marcado pela responsabilidade e espírito de coletividade. “Irei trabalhar, dar o meu melhor e da melhor maneira possível, sempre lutando pela unidade dos colegas”, enfatizou.
 
 
 
 
O município de Cabedelo no Parlamento Mirim ficou com três representantes, sendo 3 representantes de escola pública e 1 escola privada. Clara Larissa, (Partido da Juventude); Janecleide Oliveira (4ª Vice-presidente) e Jeanderson Santos (Partido do Esporte), representantes da Escola Estadual de EFM José Guedes Cavalcanti. Já a estudante Laísa Patrícia Moreira (Partido Direitos Humanos) mesmo sendo de Cabedelo, é representante do Parlamento Mirim pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes - Lourdinas - João Pessoa, Capital.



 
No período que antecede a cerimônia de posse, os estudantes vão passar por um treinamento realizado pela coordenação geral do parlamento mirim, no dia 24. O momento tem o objetivo de orientar como será o ritual do evento, que sempre segue os mesmos trâmites em que ocorrem as cerimônias da Assembleia Legislativa.

Clara Larrissa (Represente da Escola  Guedes)

Após a posse dos deputados mirins será feita a escolha da Mesa Diretora do parlamento, que é composta pelo presidente; vice-presidente; primeiro secretário; segundo secretário; terceiro secretário e quarto secretário. Todos os cargos são escolhidos da mesma forma como acontece no Poder Legislativo Estadual.

Juramento dos Parlamentares Mirins

A coordenação, formada por 13 servidores da Casa e que auxilia o mandato das crianças, vai realizar reuniões periódicas para definir as atividades que serão exercidas durante este ano. De acordo com o secretário legislativo e coordenador geral do Parlamento Mirim, Félix de Sousa Araújo Sobrinho, os estudantes se dedicam aos diversos compromissos, que são realizados na ALPB e nas comunidades em que residem.


Jane Cleide Oliveira (Representante do Guedes)

“Durante o tempo em que atuam na Assembleia, os deputados mirins exercem uma série de atividades, como por exemplo, a semana do parlamento mirim, que acontece em outubro para homenagear a semana da criança; eles também visitam o Memorial da AL com o intuito de obter explicações sobre a história e o dia a dia do Poder Legislativo; além da participação em eventos culturais”. 

 
Discurso de Jane Cleide Oliveira (Escola Guedes)

Outro ponto importante e destacado pela coordenadoria, é que as crianças poderão apresentar requerimentos e propostas abordando temas da comunidade onde vivem e que muitas vezes são aproveitados pelos deputados da Casa de Epitácio Pessoa.



O parlamento mirim tem como objetivo oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer como funciona a Casa Legislativa, de aprender o que é o parlamento, saber como são feitas as Leis e vivenciar a rotina dos parlamentares que compõem a ALPB, ou seja, vivenciar o processo democrático através da participação. O mandato tem duração de um ano, sendo este o quarto ano desde sua criação.


Geralmente, os candidatos escolhidos são alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que 80% das vagas são destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% a estudantes da rede privada, totalizando 12 escolas participantes. Os deputados são eleitos por partidos que formam a bancada.

O Parlamento Mirim foi criado através do Projeto de Resolução nº 25/99, que, após ser aprovado em plenário, foi transformado na Resolução nº 646/99. Por essa razão, a tem força de lei.


Confira os nomes dos candidatos por partido:


PARTIDO DA EDUCAÇÃO: Gecilene da Silva Xavier, Larissa Soares Dantas, Yan Augusto B. Bernado, Jociele Karolina S. Barbosa, Wendell de Oliveira Medeiros, Michael C. Ferreira Batista, Denilson Vitor Ferreira, Adriel Cardoso P. dos Santos e Bianca Lira Cordeiro Tavares.


PARTIDO DA JUVENTUDE: Fernanda Gonçalves de Freitas, Jussara Silva Ribeiro, Clara Larissa C. Barbosa (Cabedelo), Diara P. Guimarães, Glauciane Lourenço da Silva e Grace Kethilly dos Santos.


PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS: Bruno Diego S. Fernandes, Ercilia Rodrigues dos Santos, João Victor C. Sales, Janecleide Regis de Oliveira, Rayssa Carla F. Nascimento e Laísa Patrícia Moreira (Cabedelo).


PARTIDO DOS ESPORTEs: Altamir Marconi da S. Filho, Jeanderson dos S. Silva e Elton José Solva de Araújo.


PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA: Jaqueline Marcolino de Araújo, Vanessa Valetim Trajano e Larissa Marinho da Nóbrega.


PARTIDO DA SAÚDE: Maria Isabelly da S. Trindade, Yana Marta R. de Queiroz e Sthefany Alves da Silva.


PARTIDO DA NATUREZA: Thaise Marques de Lima, Elielton Costa da Silva e Maria Carolina A. de Pontes.


PARTIDO DO CONSUMIDOR: Kathly Keyth de B. Andrade e Ricardo de Lima Silva.


PARTIDO DA CULTURA: Eliza da Costa Rabay.

 
COORDENADORIA DO PARLAMENTO MIRIM:



Félix de Sousa Araújo Sobrinho, Coordenador Geral; Sônia Maria Marques de Aguiar, Coordenadora geral Adjunta; Orlando José Bonfim Filho e Cida Lobo, Coordenadoria Institucional; Francisco de Assis Araújo e Paulo Rogério de Oliveira, Coordenadoria de Atividade Legislativa; Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros e Maria de Fátima Luna Lisboa, Coordenadoria de Educação; Maria Betânia Vasconcelos e Samara Longo Fernandes, Coordenadoria de Cultura; Cândida Maria Araújo da Silveira, João Batista de Luna e Petrucci Augusto Melo do Nascimento, Coordenadoria do Processo Eleitoral.

 
Edição; Alexanxre Moura e Tadeu Patrício.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário