quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM OS ORGANIZADORES DO LIVRO DIÁLOGOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS:




     Segundo o pedagogo Fernando Abath, a Maré Produções Artísticas e Educacionais é uma organização não governamental que neste ano de 2012 estará completando, em outubro, dez anos de efetiva atuação no campo educacional e nas linguagens artísticas. A diretoria da ONG é formada pelas artes educadoras: Ailza Freitas como Presidente; Maria Wilma Albuquerque Costa na Vice-Presidência e Maria Cely de Sousa como Secretária e Fernando Abath Cananéa é o Consultor Pedagógico.


Ailza Freitas e Fernando Abath (Organizadores)
           
            Questionada sobre os projetos culturais da instituição, a presidente Ailza de Freitas, destacou os principais projetos desenvolvidos, tais como: ÉS-CRE-VER; Mostra Cultural; Compartilhando Saberes e Novos Olhares. Esses projetos tem acontecido ao longo do ano e envolvem os municípios da área metropolitana, Cabedelo, Santa Rita e João Pessoa. Acrescentou que os referidos projetos acontecem nesses municípios em locais como, teatros, espaços culturais, escolas e em espaços alternativos. De acordo com a arte educadora Ailza Freitas, o lançamento dos livros tem sido bastante prestigiado e tem acontecido no Sebo Cultural, cujo espaço é gentilmente cedido pelos promotores daquele espaço que tem sido um excelente parceiro. Os lançamentos são organizados pela Maré. Tudo é feito pelos membros de forma colaborativa.
Ainda de acordo com Ailza Freitas, o design de todos os livros já produzidos pela Maré, tem sido pensado pela equipe, mas a arte das capas e de todas as marcas da ONG é uma criação da arte educadora cabedelense, Cely Sousa.
 
 
Disse Fernando Abath que a publicação foi um sucesso de vendas e de aceitação por parte do público, que o próximo Projeto Editorial intitulado Novos Olhares que será subdividido em publicações com os membros da ONG e com outras pessoas que não pertencem a organização. Para participar das publicações seguem-se as normas de editoração para artigos científicos segundo a ABNT e o artigo é analisado pela coordenação. O artigo deve ser voltado a refletir sobre a educação e suas interfaces.
Afirmaram os organizadores, Ailza de Freitas Oliveira e Fernando Abath, que apenas eles dois participaram de todas as publicações. Mas, às pessoas interessadas e que pretendem ter uma oportunidade, ou mesmo um sonho de publicar um livro, esta é a oportunidade, procurem a OGN - Maré Produções Artísticas, através deste contato fernando_abath@hotmail.com, portanto, deixe a acomodação de lado e vá participar desse extraordinário projeto literário, realizando o sonho de participar da publicação de um livro coletiva e boa sorte.
 
Segundo Fernando Abath as despesas da Maré Produções Artísticas, ou seja, os custos dos livros são financiados pelos seus membros e participantes do projeto. Em relação aos livros eles são divididos pelo número de articulistas e vendidos para angariar fundos para as próximas edições.
Em uma das reuniões do grupo debateram a necessidade de colocar no papel e divulgar as reflexões teóricas, práticas e suas vivências, além do sonho de produzir artigos científicos de modo que essa produção literária pudesse ser lida por educadores em geral, agentes culturais, blogueiros e todas e todos interessados no fazer educacional e artístico contemporâneo e nos diálogos que isso proporciona.

Então, a partir dessa ideia surge o Projeto Novos Olhares, sob a sua organização, cuja missão maior é abrir uma ação editorial independente e financiada pelos próprios articulistas que se agregam a ideia. A decisão foi a de não esperar mais por promessas de apoios ou verbas públicas que nunca chegam ou que criam vários “critérios” que terminam por impedir o pensar livre. Enfim, a intenção é Publicar a produção de estudantes, educadores, agentes culturais, artistas, pós-graduados, ou seja, todos aqueles que, na linha histórico-crítica, queiram divulgar seus artigos científicos ligados à educação, a cultura e a arte.

Para isso construímos algumas normas editoriais básicas de modo a que tenhamos uma sistematização e rigor científico, pois os livros produzidos possuem ficha catalográfica e ISBN. A tiragem total é dividida por igual entre os articulistas assim como os custos de impressão dos livros.


Já foram publicados pelo Projeto os títulos NOVOS OLHARES ARTÍSTICO CULTURAIS (2011), EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES: conversas em torno da educação, da cultura e da arte (2012) e DIÁLOGOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS (2012). Esse quarto livro é a consolidação dessa ideia de quem não abre mão de sonhar.

Saiba quais os educadores que participaram do livro Diálogos Educacionais Contemporâneos, lançado no Sebo Cultural, na última quinta feira, 27 de Setembro de 2012.




Estes são os autores que tem artigos públicos no livro, conforme relaçao abaixo:
Capítulo I - A Formação em Educação (Ailza de Freitas Oliveira);

Capítulo II - O Ser Humano Planetário (Eduardo Beltrão de Lucena Córdula);

Capítulo III - Psicologia Cognitiva (Fabiana Juvêncio Aguiar Donato);

Capítulo IV - Gestão Educacional e Protagonismo Juvenil (Fernando A. Abath Luna C. Cananéa);

Capítulo V - Uma Nova Geração que Escreve e Lê (Francisco de Assis do Nascimento Silva Junior e Rejane Ramos Peregrino);

Capítulo VI - O Perfil do Gestor de Educação Infantiul (Gláucia Dantas Dias Alves);

Capítulo VII - Como Pode a Linguagem Contribuuir Para a Formação do Cidadão MultiCultural    ( Lucimar Almeida Dantas);

Capítulo VIII - Ecoleitura (Maria Alves de Sousa Lima e Tânia Dantas Gama);

Capítulo IX - A Pedagogia Intercultural Crítica e as Classes Multisseriadas no Campo (Wellingta Magnolia Lacerda Leite de Andrade);

Capítulo X - A Pessoa com Deficiência e as Políticas  Públicas (Zilma Maria Ramos Jarry Richardson).


No mais, este Blog a Voz da Cultura – Tadeu Patrício agradece pela entrevista concedida, bem como todas as respostas pontuadas. Boa sorte e sucesso nesse projeto maravilhoso.

Edição: Tadeu Patrício, Educador.

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Venho postar nesse blog o meu agradecimento, em particular, mas também em nome da Maré Produções Artísticas e Educacionais por meio de sua diretoria, a saber, as arte educadoras Ailza Freitas, Maria Wilma e Cely Sousa, pela oportunidade de divulgarmos o Projeto Editorial Novos Olhares que nesse ano de 2012 já lançou três títulos.Aproveito para convidar a todos e todas para os próximos lançamentos a serem realizados no Sebo Cultural, sendo as datas: Dia 14 de novembro e 06 de dezembro, sempre às 19h.
    Um grande abraço a todos os cabedelenses, terra que me acolheu e povo que eu muito admiro e em especial a esse grande mestre da cultura popular por quem tenho o maior carinho e apreço que é o Tadeu Patrício, ícone da cultura cabedelense e paraibana.
    Fernando Abath Cananéa
    Educador, escritor e agente cultural

    ResponderExcluir