sábado, 20 de outubro de 2012

ESCOLA FREI ALBINO COMEMORA DIA DA CRIANÇA. Saiba os detalhes.....


COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL FREI ALBINO FOI ASSIM:
 


Os olhares atentos dos nossos queridos alunos


A Escola Municipal Frei Albino, localizada na Avenida Argemiro Figueiredo no bairro do Bessa/JP, onde atualmente estou educador do ensino fundamental. Durante a semana da criança realizou-se uma programação educativa, cultural, recreativa e de lazer alusiva à comemoração do dia nacional da criança. Unindo o útil ao agradável, a escola iniciou as suas atividades com uma programação de visita a Praia do Bessa, onde os alunos durante a caminhada ecológica puderam observar e colher o lixo jogado na praia por banhistas e turistas, cujo material orgânico acaba degradando o nosso meio ambiente.


De acordo com a professora Elizabeth Nóbrega, coordenadora do Projeto Coleta Seletiva do Lixo, “é necessário que este tema seja debatido em sala de aula com os nossos alunos, pois na escola começa o processo de conscientização da cidadania, e a escola precisa debater o tema com seus alunos, já que sabemos muito bem que a grande maioria das famílias brasileiras não trata esse assunto em casa” finalizou.


Na parte cultural, os alunos foram conduzidos para o Mag Shopping, único localizado à beira do mar, que fica entre os bairros de Manaíra e Bessa - João Pessoa/PB, onde puderam assistir o Filme “Os Intocáveis”, projeto este coordenado pela professora Elisa. Na Quinta-feira que antecipou o feriado o 12 de Outubro, dia da Criança, também o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a escola promoveu durante todo o dia oficinas culturais e esportivas, começando com a encenação de um espetáculo circense conforme poderão comprovar nas fotos postadas na matéria.
 

A escola também está com 2 (dois) espetáculos teatrais em andamento que tem texto e direção do educador Tadeu Patrício, um que fará parte da programação do ano cultural Herbert Vianna, que está sendo comemorado em 2012, cujo projeto é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa e sua Secretaria da Educação, onde a escola escreveu a peça intitulada: Fragmentos de Herbert Vianna e outro espetáculo intitulado: “Preconceito de Cor” para comemoração do Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de Novembro.


Em nome dos professores da escola, agradecemos de público o apoio da direção geral, Sônia Fideles e das suas adjuntas Maria Aparecida (Tia Cida) e Socorro do Egipto, além de toda equipe técnica para a realização dos referidos projetos da escola.


ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA DO BRASIL:
 
 
O dia das crianças é uma data comemorada em diferentes país. De acordo com a história e o significado da coemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o fundo das nações unidas para a infância (UNICEF) convênio no dia 20 de Novembro para se comemorar o dia das crianças.
 
 
 
 


A escolha desta data se deu porque nesses mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a declaração dos direitos da criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma para as crianças aconteceu alguns décadas antes.
 


 

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Vale Filho elaborou o Projeto de Lei que estabeleceu essa nova data comemorativa. No dia 5 de Novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituto 12 de Outubro como data oficial para comemoração do dia das crianças.
 

 

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada estrela. Primeiramentem Eber Alfredo Golderg, diretor comercialmente da empresa, lançou a chamada “semana do bêbe”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
 
 
 
 

Com isso, lançaram uma campanha publicitário promovendo a “semana da criança”, com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de Outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o dia das crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país. (Texto pesquisado no Brasil Escola)
 

 
 
 
 
 



OBS: Valeu amigos e amigas, deixem seu comentário. Beijos, fica em paz!
 

3 comentários:

  1. Foi demais também com a gestão dessa escola.As crianças adoraram a programação da semana.

    ResponderExcluir
  2. ADMIRO MUITO ESSA ESCOLA E VEJO QUE É MUITO BOM PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADULTOS QUE ESTUDAM NELA.GOSTARIA DE TER A OPORTUNIDADE DE CONSEGUIR UMA VAGA PARA MEU FILHO NO ANO QUE VEM DE 2015 ELE ESTUDA NA CRECHE ,MAIS JA ESTAR TERMINANDO O ANO QUE VEM ELE JA VAI PRA ESCOLA .GOSTARIA DE SABER O TELEFONE DAI PRA ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS.OBRIGADO AGRADEÇO .

    ResponderExcluir
  3. moro no bairro ponta de campina,mais não sou rica apenas meu esposo é caseiro onde ele trabalha é onde moramos numa casa .

    ResponderExcluir