quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ESCOLA JOSÉ GUEDES REALIZA PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE. Saiba como:

 
 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Guedes Cavalcanti, através do professor Tadeu Patrício (Arte) e da professora Verônica França (Português - Literatura), promoveram uma ação cultural da interdisciplinaridade, ou seja, integrando os conceitos e os objetivos das referidas disciplinas para promover avanços na produção de novos conhecimentos e estimular a participação e o melhor desempenho do alunado na escola.
 
 
 
 
Considerando que, os alunos selecionados para a aula de campo realizado na quarta-feira, dia 10/10/2012, foram aqueles que tiveram um bom desempenho nas atividades de Arte e Português durante o terceiro bimestre, onde os educadores observaram os critérios de frequência, participação nas aulas, bem como as notas dos exércicios aplicados.
 
 
 
 
E para estimular esta experiência que está sendo avaliada pelos educadores, a escola organizou uma visita ao Museu da Terra e do Homem da Paraíba; o Arquivo do Médico e Historiador Paraibano Dr. Humberto Nóbrega e a Exposição intitulada - Centenário do "Eu" do Poeta Paraibano Augusto dos Anjos, todos no Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Por fim, agradecemos a atenção das duas funcionários do UNIPÊ pelas explicações nas exposições que visitamos, bem como, a jovem bibliotecária que nos deu uma aula expositiva sobre o pleno funcionamento correto de uma biblioteca privada ou pública.
 
 
 
 
Depois os 35 alunos do Ensino Médio foram conhecer as exposições da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte, onde tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com a Exposição Arte  Cibernética do Itaú Cultural que ficará em atividade até o próximo dia 25 de Novembro do corrente ano.
 
 
 
 
Em seguida, o grupo de alunos foram conhecer a Exposição intitulada "Universo Gonzagueano", que é uma exposição coletiva que reúne artistas reinventando o Rei do Baião e mostrando sua influência na vida brasileira.
 
 
 
 
 
 
De acordo com o curador da exposição, o artista plástico paraense Bené Fonteles, não é fácil catalogar a influência de Luiz Gonzaga na cultura brasileira, pois é um campo de muita informação, muito rico com diversas fontes de informações, tornando-se assim, uma tarefa muito difícil. Nesse trabalho contamos com mais de 30 artistas nordestinos que estão expondo desde os tradicionais da cultura popular até os contemporâneos. Pode-se observar que, todos os trabalhos são extensões da obra de Luiz Gonzaga, e os artistas procuram reinventar Luiz Gonzaga como ele reinventou o Nordeste.
 


 
 
A exposição do Universo Gonzagueano já passou por cidades como, Recife, Salvador e Fortaleza. Depois a exposição seguirá para Brasília e outros estados das regiões, sudeste e sul do Brasil. Desde 04 de Setembro que está em exposição em João Pessoa, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte.

Por fim, agradecemos o apoio a nossa Diretora Geral, Magali Venâncio de Carvalho Teixeira e da Diretora Adjunta Mauricéa Ferreira Babrosa. Deixo aqui a sugestão para que outros educadores possam organizar uma visita as referidas exposições.
 
 
Mais informações sobre o Centenário do Livro "EU" do Poeta Augusto dos Anjos no link:
 
Mais informações sobre o Centenário do Escritor e Médico Humberto Nóbrega no link:
 
 
Mais informações sobre a Exposição Universo Gozagueano no link:
 
 
Editor: Tadeu Patrício, Educador.

Um comentário: