sexta-feira, 16 de novembro de 2012


A SUPERITENDÊNCIA DO IPHAN EM PERNAMBUCO FAZ PROJETO DE RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CRUZ, CONHECIDA COMO FORTE ORANGE. Saiba os detalhes desta matéria no Blog: A Voz da Cultura Tadeu Patrício.
 
CONVITE:
 
A Superintendência do IPHAN em PE promoverá a reabertura da Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, conhecida como Forte Orange, localizado no litoral norte de Pernambuco na ilha de Itamaracá, na próxima Segunda-Feira, dia 19 de Novembro de 2012, às 10:00 horas.
 
 
 

 
Construído em 1631 pelos holandeses, que invadiram Pernambuco em busca da riqueza promovida pela atividade mercantil da cana- de-açúcar, o Forte Orange se configura como um dos marcos do sistema de defesa do litoral brasileiro. Em 1654, após a derrota dos holandeses pela Coroa Portuguesa, o Forte foi abandonado, ficando em ruínas. No ano de 1696 foi recuperado pelos portugueses retomando sua função militar.
 
Frontal da Fortaleza Santa Cruz - Conhecido como Forte Orange.
 
Tombado pelo IPHAN em 1938 nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, na década de 1970, o Forte Orange foi objeto de restauração fundamentada por pesquisas arqueológicas, históricas e arquitetônicas resultando na atual configuração. Para a reabertura do Forte Orange, o IPHAN em Pernambuco realizou obras de restauração e conservação, tais como; recuperação dos telhados, pintura, instalações elétricas, hidrossanitárias, instalação de passarelas e melhorias de acesso ao monumento, dentre outros.
 
Portão de Entrada e Acesso ao Pátio Interno.
 

O visitante poderá conhecer a fortificação por meio de trilhas educativas que retratam a evolução histórica da construção militar contando com monitores, estudantes da Ilha de Itamaracá. Esta ação está inserida dentro da política das “Casas do Patrimônio” implantadas no IPHAN com o objetivo de promover o diálogo e a construção conjunta com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural.
 
Vista do Pátio Interno, Capela e Alojamentos.


A programação de reabertura do Forte Orange inclui ainda o Lançamento da Exposição: Projeto de Restauração e Revitalização do Forte Orange/Itamaracá – PE que prevê para o futuro obras de contenção do mar, restauração arquitetônica, projetos museológicos e museográficos, recuperação de mangues, instalação de acessos e implantação da trilha dos holandeses.
 
Rampa de Acesso ao Pátio Superior onde fica os canhões.
 
O grande objetivo do IPHAN, juntamente com as instituições parceiras, é a preservação desse monumento de valor inestimável para a história da nação, de modo a registrar a presença holandesa e portuguesa e a importância dessa edificação militar para a historiografia brasileira, constituindo-se em um dos testemunhos tanto da ação portuguesa quanto holandesa no Pernambuco colonial.
 
Pátio Superior onde fica a Artlharia.

Também será lançado nesta segunda feira as 19:00h o DVD “Conhecer Para Preservar”, no V Encontro Temático do Patrimônio, no Cinema da Fundação, Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife – PE.

Texto: Márcia Hazin – Diretoria de Comunicação da Representação Regional Nordeste do MinC, publicado em 15/11/2012.
 

CONVITE:
Participe da Reabertura do Forte Orange

Local: Ilha de Itamaracá – PE

Data e Horário: Segunda-Feira, 19/11, às 10:00 horas.

Lançamento do DVD “Conhecer para Preservar”

Local: Cinema da Fundação, Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife – PE.

Data e Horário: Segunda-Feira, 19/11, às 10:00 horas.
 
Organizador da matéria: Tadeu Patrício, agente cultural.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário