segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GOVERNO DO ESTADO LANÇA AÇÕES DE IGUALDADE RACIAL NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Saiba os detalhes na matéria abaixo:


Governador Ricardo Coutinho concede entrevista a imprensa paraibana.
Nesta Segunda-Feira, 19 de Novembro, dia da Bandeira Nacional, o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana – SEMDH, e da Gerência Executiva da Equidade Racial, apresentaram as ações para promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra no Estado. O ato, alusivo ao dia da Consciência Negra, aconteceu nesta manhã, às 10:30h, no Centro Cultural São Francisco, centro da capital.


Também estavam envolvidas na programação, as Secretarias de Educação; Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Humano; Juventude, Esporte e Lazer; Cultura e Saúde.

A presença marcante do nosso Secretário de Cultura, Chico César.

A programação teve início com uma apresentação cultural do Projeto Orquestra Prima sob a regência do maestro Medina, composta por alunos e alunas de escolas públicas do município de Cabedelo e conta com o incentivo do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Cultura e com a parceria da Prefeitura Municipal de Cabedelo que cede gentilmente o prédio onde funcionou a Escola Estadual Imaculada Conceição para a realização das aulas do Projeto Prima, cuja atividade musical também é realizada na Fortaleza de Santa Catarina, sempre no horário da tarde, tendo também, o apoio da Fundação Fortaleza de Santa Catarina e da Associação Artístico Cultural de Cabedelo - AACC.
Maestro Medina da Orquestra Prima
Em seguida, aconteceu a apresentação do monólogo, “Negro não tem cor”, texto inspirado no poeta dos escravos, Castro Alves e interpretado pelo estudante Yuri do 8º Ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Quilombola Arlindo Bento da comunidade Talhado Urbano do município de Santa Luzia – PB.
Estudante Yuri do 8º Ano


Depois do belíssimo desempenho poético do estudante Yuri, o Senhor Governador do Estado da Paraíba Ricardo Vieira Coutinho, foi convidado para o ato de assinatura do Decreto para inclusão do quesito raça, cor nos sistemas de informações, fichas de inscrição, atendimentos, cadastros, formulários de matrículas, prontuários e demais registros estaduais dos serviços públicos prestados no âmbito do poder executivo estadual e dá providências correlatas.
Ricardo Coutinho e Secretários do Governo do Estado.
Governador Assina Decreto sobre questões da raça e da cor.
Em seguida aconteceu à performance do Balé Clássico da estudante Isabel da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa do município de Santa Luzia, que fez uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, utilizando-se da dança com performance do balé clássico à cultura afrobrasileira.
Estudante Isabel - Bailarina Clássica
Continuando a programação foi convidado para fazer uso da palavra, o senhor Dalmo de Oliveira, presidente do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, que apresentou vários relatos a respeito do preconceito e descriminação com que a população negra da Paraíba ainda sofre no atendimento dos serviços de saúde, da educação, da segurança pública e desenvolvimento e ação social. Por fim, propôs que governo e sociedade civil organizada tenham mais diálogos permanentes, mais projetos, para que possamos encontrar soluções para a qualidade de vida da população negra, e assim amenizar estes sofrimentos que são históricos em nosso Estado.
Dalmo Oliveira - Presidente do Conselho Estadual
de Promoção da Igualdade Racial.

Depois fez uso da palavra Gilberta Soares, secretária executiva da SEMDH (Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana), que mencionou sobre a questão do quisito raça/cor, que é fundamental para visibilidade a realização das pessoas negras no Estado e possibilitar o recorte racial na implementação de políticas públicas. “É um começo tardio na história das políticas públicas estaduais, porém se faz necessário começar e provocar impacto”, afirmou.
Gilberta Soares -Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.
Prosseguindo a solenidade, também fez uso da palavra a secretária da educação, Márcia Lucena que fez um breve relato dos principais projetos de sua pasta que estão em ação nas regionais do Estado, destacando os programas: A Cor da Cultura; Olhos Coloridos; Prima; Disque Denuncia Racismo; Brasil Quilombola e a formação para os profissionais dos Centros Sociais Urbanos.
Professora Márcia Lucena - Atual Secretária de Educação.
E por último falou o Governador do Estado Ricardo Vieira Coutinho que fez vários comentários e elogios ao talento dos jovens estudantes que se apresentaram na ocasião, desde os meninos e meninas da orquestra do Projeto Prima, como a capacidade poética e de interpretação do jovem Yuri e da bailarina clássica Isabel, ambos da cidade de Santa Luzia. Fez ainda, um breve relato histórico da importância do Dia da Consciência Negra e suas questões de lutas, resistências, preconceito e o racismo que ainda vive no seio de nossa sociedade. Afirmou que, não será o governo sozinho que vai solucionar estes problemas, mas sim, os avanços que a sociedade precisa dar nas questões políticas, sociais, educacionais e culturais desse país. Por fim vez um breve relato de suas ações de governo por todo Estado e finalizou dizendo que a Paraíba precisa crescer, a partir do equilíbrio de sua economia e do empenho da bancada dos deputados federais e senadores para trazer desenvolvimento para o nosso Estado.

Edição e Foto: Tadeu Patrício, agente cultural.
OBSERVAÇÃO: Queridos ex-alunos e alunas aí estão as fotos postadas conforme prometido. Continuem na trilha desse belo trabalho musical que o Governo do Estado está proporcionando a vocês, pois é uma oportuinidade ímpar para o estudante. Sucesso na vida. Beijos pra quem é beijo e abraços pra quem é abraço!
Alunos e Alunas da Orquestra Prima




Nenhum comentário:

Postar um comentário