segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SAIBA COMO FOI A CONDECORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA EM BRASILIA:

Aloizio Mercadante - Dilma Rousseff - José Sarney e Marta Suplicy

A presidente Dilma Rousseff conduziu em Brasília (DF) nesta segunda-feira, 5 de Novembro, a celebração do Dia Nacional da Cultura que prestou homenagens a Luiz Gonzaga e Jorge Amado, que completariam 100 anos em 2012.
 
Em cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Presidente Dilma Russeff e o presidente do Senado, José Sarney, que foi agraciado com a Grã-Cruz do Mérito Cultural 2012, recebendo das mãos da presidente Dilma Roussef, como reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. Dilma destacou que o presidente do Senado foi o autor da primeira lei de incentivo à cultura – chamada Lei Sarney, depois rebatizada como Rouanet – para, carinhosa, dizer que a condecoração chegava "com atraso".

Quarenta e um artistas, cineastas, poetas, intelectuais e instituições receberam a insígnia de Mérito Cultural. Luiz Gonzaga – o Gonzagão, Rei do Baião – foi o homenageado especial, como parte da celebração nacional do centenário de seu nascimento. A música mais famosa de Gonzagão, "Asa Branca", abriu a cerimônia entoada em coro por Elba Ramalho, Daniel Gonzaga, filho de Gonzaquinha e Chambinho do Acordeom, com Miguel Proença ao piano.
 
Aloizio Mercadante, Dilma Russeff, Elba Ramalho, José Sarney e Marta Suplicy.

A condecoração anual marca a celebração do Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro. Desde 1995, quando foi criada, premiou 500 personalidades nacionais e estrangeiras, além de 60 instituições públicas e privadas.

Disse a presidente: "Estamos participando de uma celebração importante. Um país não pode ser só necessidades naturais. A cultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes étnicas e costumes".


Os atores Paulo Goulart, Marieta Severo e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos, os cantores Alceu Valença e Fafá de Belém estavam entre os agraciados. Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado receberam homenagem póstuma.
 
 
Aloizio Mercadante, Dilma Rousseff, Fáfa de Belém, José Sarney e Marta Suplicy.
 

Lembrou a presidente durante a cerimônia no Palácio do Planalto: "Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre" e permite conhecer melhor o Brasil, um país com uma cultura cuja principal característica é a "diversidade".


Segundo a chefe de Estado, "a cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra manifestação da atividade humana", uma característica que considerou "presente" tanto na obra literária de Jorge Amado como no legado de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela Cravo e Canela" e "Tieta do Agreste", morreu em 2001.
 
 
Aloizio Mercadante, Dilma Rousseff, José Sarney e Marta Suplicy.
 

A presidente destacou que "é um dos autores brasileiros mais lidos, traduzidos e reverenciados" e elogiou o "talento" com que abordou o sincretismo religioso e cultural do Brasil, mostrado "com delicadeza através de personagens inesquecíveis".

Sobre Luiz Gonzaga, morto em 2 de Agoato de 1989, o "rei do baião", ressaltou as suas centenas de músicas com todo o sofrimento dos moradores do árido Nordeste" brasileiro, cujas composições sempre vão lembrar, seu povo, o vaqueiro, o boadeiro, o retirante, o sertão, a seca, os pássaros, que continuaram viva no imaginário popular de todos os brasileiros".

Durante o ato, a cantora Elba Ramalho interpretou "Asa Branca", obra-prima de Luiz Gonzaga e Huberto Texieira (1947), considerada por muitos quase como um "segundo hino" nacional, e foram entregues os prêmios ao Mérito Cultural 2012, que nesta edição foram para 41 artistas e organizações culturais.
 
Aqui em Cabedelo, mais uma vez aqueles que de fato tem prestado seus relevantes serviços à cultura do município mais uma vez ficaram no anonimato nessa data tão significativa para cultura brasileira. É bom que a classe cultural de Cabedelo se lembre, que existe no orçamento municipal uma previsão orçamentária de quase dois milhões de reais previstos para a cultura no exercício de 2012 e que, o prefeito silência, os seus auxiliares da cultura também fica amordaçados, fazem de conta que desconhecem a matéria e os dias vão se passando e a cultura em Cabedelo continua ao Deus dará ou esperando pela luta persistente de uma força enérgica da locomotiva que tem guiado nossa cultura por trilhos longínquos.
 
Tadeu Patrício,
Agente Cultural.
 
 

Um comentário:

  1. Aurélio- Cultura- "A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc.
    7.O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso."
    Estamos confiantes que em 2013, nosso representante respeite seu povo, não queremos só alguns destaques, o potencial cultural é grande, queremos uma nova geração intelectualizada,contribuindo com o desenvolvimento da Nossa Cabedelo.
    Fátima Peixoto

    ResponderExcluir