domingo, 13 de janeiro de 2013


CONCURSO NACIONAL DA ARTE DE GRAFITE TEM O PATROCÍNIO DA ENERGISA E A PROMOÇÃO DA CUFA - CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS. Saiba os detalhes na matéria abaixo:


Arte Educador Tadeu Patrício e Kaline Lima Coordenadora do Projeto.

Grafiteiros de todo o Brasil deixaram as marcas de seus trabalhos nos muros das subestações da Energisa nas seguintes localidades da grande João Pessoa: Tambaú na Avenida Rui Carneiro; Avenida Pedro II; Usina da Energisa do Tambiá próximo ao centro da capital e também na subestação da estrada de Cabedelo, Br 230 Km 7, depois do contorno de acesso a Praia do Poço. O concurso nacional da arte de grafite aconteceu no último Sábado, 14/01 durante todo o dia, conforme comprovado por esta redação e entrevista feita a Kaline Lima coordenadora do projeto.


O projeto “Arte e Energia na Subestação” tem como tema “O consumo consciente, o uso seguro da energia e a importância da reciclagem de materiais para a preservação dos recursos naturais”. De acordo com Kaline Lima coordenadora do projeto na Paraíba, uma comissão percorrerá por todos os locais onde foram realizadas as artes dos participantes para selecionar os ganhadores do concurso.


O concurso Arte & Energia na Subestação premiará os participantes em 1º, 2º e 3º lugares, além de três prêmios técnicos, quatro prêmios de originalidade e 10 kits com material profissional de grafite, além de troféus para os vencedores, totalizando R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em premiação. Segundo a produção do evento, “o projeto contribui com a circulação de artistas, fomentando e promovendo a arte do grafite como ferramenta de informação e formação”.


Um dos objetivos do Projeto da CUFA – Central Única das Favelas “é dar a oportunidade aos grafiteiros para que mostrem seu trabalho e com a sua arte queremos abrir os olhos da sociedade brasileira para uma reflexão sobre os temas abordados quanto o consumo consciente e a importância da reciclagem na sociedade em que vivemos”.


A CUFA promotora do projeto foi a responsável pela seleção dos grafiteiros que estão participando do referido concurso. Existem grafiteiros de várias cidades do país, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, além dos grafiteiros paraibanos de cidades como João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Campina Grande que são grandes profissionais dessa arte.



O projeto pretende chamar a atenção da sociedade para os temas propostos, além de mostrar o trabalho da CUFA, uma organização social internacional, presente em todos os Estados brasileiros. Na Paraíba, atende sete municípios, com trabalhos de inclusão social, através da arte, cultura, esporte e educação. A oficina de grafite é um desses trabalhos, que atende crianças da comunidade, com a parceria de grafiteiros voluntários da periferia.



De acordo com os organizadores, se faz necessário que Prefeituras Municipais e a iniciativa privada incentivem essa arte, porque o grafite, desenho de lápis, é uma expressão visual associada ao hip hop (dança de rua) que expressa a cultura de um povo e está contextualizada na arte moderna e urbana, e tem contribuído para socialização de muitos jovens que estavam envolvidos no mundo da marginalidade e hoje há registros que muitos desses jovens estão incluídos nos movimentos sociais e culturais como excelentes cidadãos e artistas e foi na arte do grafite que encontraram uma nova vida.



Não poderia concluir esta matéria sem destacar a honrosa participação do cabedelense Didik – Ricardo Henrique Viana, filho da professora e amiga Rejane Viana que está participando do concurso de arte de grafiteiros com três trabalhos, sendo que os dois primeiros trabalhos de arte abaixo postados estão pintados na subestação de Tambaú na Avenida Rui Carneiro. 




Abaixo o segundo trabalho de arte intitulada - Repondo a Natureza. 








Já o terceiro trabalho de arte de Ricardo Alexandre Viana - Rick (postado abaixo), encontra-se pintado na parede da subestação da estrada de Cabedelo, Br 230, logo após o contorno de acesso a Praia do Poço.

                                         Arte Intitulada – A cidade da Copa.




OUTRAS ARTES DE GRAFITES QUE CONCORREM AO PRÊMIO:





















4 comentários:

  1. Obrigada, Tadeu, pelo enfoque em meu filho Ricardo Alexandre, conhecido como DIDIK ou RICK. Ele é meu artista, você sabe. Uma pena que muita gente daqui não conheça o seu talento de grafiteiro, serigrafo, pintor e outras artes. Só você mesmo para reconhecer o trabalho dos artistas, que às vezes são tão esquecidos.
    Um abraço da amiga
    Rejane

    ResponderExcluir
  2. Estimada professora Rejane Viana, é preciso reconhecer o valor dos artistas cabedelenses e este blog a voz da cultura foi criado para proporcionar este espaço. Fico feliz em saber que o companheiro Rick, seu filho, é um grande talento na arte do grafite. Espero que seja ganhador ou um dos vitoriosos do concurso ora promovido pela Energisa. Aqui fico torcendo pelo seu sucesso. Aceite pelo abraço.

    ResponderExcluir
  3. Salve Tadeu, um prazer recebê-lo, essa edição do Concurso Arte & Energia levou para Cabedelo artistas de São Paulo, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, esperamos que nosso trabalho embeleze a rota de tantos moradores e turistas que visitam essa cidade linda, #Cabedelo é um luxo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve, salve Tadeu Patricio grande promotor da arte e da Cultura Paraibana, especialmente Cabedelo... Aplausos todos para seu grandioso trabalho!Desejo todo o sucesso possível e merecido na sua caminhada em prol da Cultura. Saudade gigante de ti amigo querido! bjãojão no coração!

    ResponderExcluir