sexta-feira, 17 de maio de 2013

ENGENHEIRO DO DNIT APRESENTA PROJETO DA DUPLICAÇÃO DA BR 230 E CABEDELENSES RESOLVEM SEGUIR ADIANTE. Saiba os detalhes:

Engenheiro Dr. Ryan Branco - DNIT


Realizou-se na manhã desta sexta-feira, 17/05 uma reunião na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) localizado no bairro de Cruz das Armas em João Pessoa – Capital, onde esteve presente uma comitiva com cerca de 20 (vinte) representantes do município de Cabedelo, entre eles: representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Sociedade Civil Organizada, cuja reunião foi solicitada por intermédio do Senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) junto a Superintendência Regional do DNIT na Paraíba, Dr. Gustavo Adolfo Andrade de Sá, para que o titular desta pasta ouvissem atentamente o clamor e os argumentos dos moradores e comerciantes de Cabedelo, conforme fora relatado ao senador em reunião que aconteceu no Centro de Cultural Municipal Imaculada Conceição na última sexta-feira, 10/05, às 15:00 horas quando o parlamentar obteve informações a cerca do referido projeto e pode presenciar a preocupação dos moradores e comerciantes cabedelenses quanto à falta de informações sobre o andamento do projeto que está sendo elaborado pelo DNIT desde 2010 para duplicação da BR 230 no trecho que compreende do Km 0 até o Km 28, lugar conhecido como contorno das três lagoas.



Mapa da área urbana de Cabedelo



Atendo a um chamamento do Senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) para debater sobre o Projeto do DNIT que trata da duplicação da BR 230 referente ao trecho da área urbana de Cabedelo (Km 0 ao Km 2), a comissão formada por representantes da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Câmara Municipal, Associação Cabedelense Para Cidadania - ACICA e demais entidades da sociedade civil organizada interessados em encontrar uma solução para o problema do escoamento do trânsito no município e a situação de angústia que estão vivendo antigos moradores e comerciantes da área urbana de Cabedelo, os quais afetados diretamente pelo chamado progresso - "Desenvolvimento do Porto de Cabedelo", compareceram na manhã desta sexta-feira a sede do DNIT, onde puderam conhecer o projeto através das  explicações do engenheiro Dr. Ryan Branco encarregado pela parte técnica do projeto, e após ouvir as exposições e assistir os slides pode responder as perguntas que foram elaboradas pelos membros da comitiva. Na ocasião também ouviu atentamente outros questionamentos apontados a cerca do projeto, bem como algumas propostas para o escoamento do transito de Cabedelo, principalmente referentes aos caminhões que saem carregados do Porto de Cabedelo e trafegam pela BR 230 para seus destinos de descargas.





Veja algumas propostas apresentadas: 1. Transporte de cargas do porto através do trem via férreo; 2. Construção da chamada terceira via; 3. Transporte de carga do porto via balsa; 4. Transporte de caminhão via litoral com ruas asfaltadas chegando até a Rua Juarez Távora com saída na BR 230; 5. Transporte com saida de caminhões do Porto que percorrerá pela Rua Presidente João Pessoa, depois Rua João da Mata, seguindo pela Rua Elizabeth Galvão e depois a Rua Juarez Távora até chegar a BR- 230. 6. Asfaltar algumas ruas e avenidas de Cabedelo para viabilizar alternativas de transportes para o escoamento do tráfico, tanto pela parte oeste (Mar), como leste (Rio) de Cabedelo, considerando a cidade portuária já dividida pelo BR. Todas estas propostas apresentadas deveriam ser analisadas por uma equipe de engenharia de trânsito contratada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo.




A grande dúvida é saber o aconteceu na manhã de sexta-feira lá no DNIT? Por que o senador Vital do Rêgo Filho que convidou a comitiva de Cabedelo mesmo estando presente no DNIT no gabinete do superintendente para tratar certamente do mesmo assunto não teve a gentileza de pelo menos se justificar e/ou se desculpar com a comissão que lhe aguardava já por um bom tempo na sala do auditório para conjuntamente com o senador e o superintendente participar da reunião? E como diria Padre Alfredo: Pra frente Brasil!





Ficou agendada para próxima quarta-feira, 22/05, às 19:00 horas uma reunião com a comissão do Fórum de Defesa Ambiental e Urbana de Cabedelo  para uma avaliação e encaminhamentos de novas propostas de trabalho. A reunião acontecerá no Cabedelo Clube ou Teatro Santa Catarina, estamos agendando. Fiquem atentos nas redes sociais e no carro de som volante que circulará por toda cidade.


Professor Ernesto Batista representante da ACICA

“Esta é uma luta que é de toda Cabedelo e não somente dos moradores e comerciantes afetados diretamente pelas possíveis demolições”. Portanto, convidem a todos e a todas para participarem desta caminhada em nome da qualidade de vida, passando pelas questões sociais, culturais, ambientais e religiosas.

Texto e Foto: Tadeu Patrício, agente cultural.


Vejam as fotos e saibam quem estavam presentes:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário