quarta-feira, 28 de agosto de 2013

POR QUE O COQUE É DENOMINADO COQUE VERDE DE PETRÓLEO?

Depósito de armazenamento do Petcoque em Cabedelo

Esta pergunta veio do presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, professor Osvaldo da Costa Carvalho, durante 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente realizada no Cabedelo Clube no último dia 26 de agosto do corrente ano.

Em resposta, o palestrante José Marcos da Silva, convidado pelos organizadores do evento, disse que na ocasião não tinha uma resposta conclusiva, mas que enviaria brevemente para Osvaldo Carvalho e a plenária informação correta sobre o porquê do uso da palavra Coque Verde de Petróleo quando o produto é preto.

Disse o palestrante José Marcos da Silva que encontrou no dicionário os significados para coque:

Coque 1  (co.que) sm.
1. Golpe na cabeça dado com o nó dos dedos, ou com algo duro como uma vara, uma régua etc.; CASCUDO: Ele deu um coque na cabeça do menino.
[F.: Termo de or. onomatopaica.]
Coque 2  (co.que)
1. Quím. Resíduos provenientes da queima de carvão mineral.
[F.: Do ing. coke.]

Coque de Madeira
1 Quím. Carvão obtido da queima da madeira.

Coque de Petróleo
1 Quím. Carvão obtido como resíduo da destilação do petróleo.

Coque Siderúrgico
1 Metal. Carvão us. nos altos-fornos.

Coque 3 (co.que)

1. Tipo de Penteado (ger. feminino) em que o cabelo é enrolado em forma de concha, espiral, rosca etc. e fixado na cabeça com grampo, rede, elástico, travessa, vareta etc.
[F.: Posv. do gr. kókkos 'grão', pelo lat. coccum, pelo fr. coque.]

Coque 4 (co.que)
1. Cozinheiro; o mesmo que cuca1
[F.: Do ing. cook.]

Observação: Acredito que a relação mais próxima do Coque de que tratamos se dá com esse ultima termo Cozinheiro, pois é utilizado como fonte de calor para cozinhar cimento e cerâmica.

Read more: 
http://aulete.uol.com.br/coque#ixzz2dEEliFMk

Por que o Coque de Petróleo recebe a denominação “verde”?

O coque que sai da Unidade de Coqueamento Retardado (UCR) recebe a denominação “verde” por se tratar de produto isento de tratamento térmico, isto é, antes de ser submetido ao processo de calcinação, realizado por algumas indústrias fora das instalações da refinaria.
Assim, todo coque que sai da refinaria é denominado coque verde e pode ser utilizado nesta forma em diversas aplicações industriais.

Em relação a formas adequadas de armazenamento e transporte do PetCoque, primeiro sugiro a leitura da resolução do Conama: Resolução CONAMA Nº 313, de 29 de Outubro de 2002 ( DOU - 22.11.02).


(Informações do senhor José Marcos da Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário