terça-feira, 20 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO DO XXIII ANO DO DIA DO FOLCLORE EM CABEDELO - EDIÇÃO 2013.


XXIII ANO DO DIA DO FOLCLORE EM CABEDELO

 REALIZAÇÃO:
Fundação Fortaleza de Santa Catarina
(Fundada em 22 de Dezembro de 1992)

Associação Artística Cultural de Cabedelo
(Fundada em 22 de Agosto de 1985)



INSTITUIÇÕES CULTURAIS PARCEIRAS:

Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa 
GTAAB
Movimento de Música Popular de Cabedelo
MUSIPOC
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas 
SCEP
Associação de Mantenedores e Beneficiários da Petros
AMBEP

APOIO CULTURAL:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Câmara Municipal de Cabedelo

SECRETARIAS PARCEIRAS:
Secretaria de Cultura
(Oficina de Artes)
(Das 15:00 às 17:00 Horas)
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Transporte
Secretaria de Mobilidade Urbana
Secretaria de Obras
Secretaria de Segurança e Ordem Social
Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher

TRIBUTO:
A Mestra Domerina Pereira da Silva
(Matriarca do Coco de Roda do Mestre Benedito)


LEMA:
“O Nosso FORTE é Cultura”

HOMENAGEM:
“Aos 28 anos de fundação da AACC”

DIAS: 22 e 23 de Agosto de 2013
Horário: Das 19:00 às 22:30 h.



MÚSICA: Xote do Folclore
Autoria: Tadeu Patrício & Nando Cordel




1. Cadê meu Pastoril? Cadê Maracatu?
Cadê nosso Fandango? Bumbá-meu-boi Itu.
Estão mudando tudo, tudo, tudo,
Só tenho pena de quem nunca conheceu
Dança do Coco? A quadrilha? O Congado?
Festa do Divino, Reisado e o Mateu?

REFRÃO:
Salve o Folclore Brasileiro
Essa coisa cheia de amor
Moço não despreze essa cultura
Ela é nossa vida meu senhor.



   
2. Cadê minha Lapinha? Cadê o Cirandeiro?
Cadê a nossa Barca e o Coco Praeiro?
Tão acabando com o nosso folclore
Não me pergunte se restará então?
A chegança? A capoeira? O xaxado?
A Nau Catarineta e o Camaleão?



3. Cadê minha Ciranda? Cadê as Cambindas?
Cadê aquele Mestre, Mateus e Catirina?
Tão acabando com o nosso folclore
Não me pergunte se restará então
Caboclinhos e o Cavalo Marinho?
O Boi de Reis? O Frevo e o Folião?


4. Cadê o meu Forró? Cadê nosso Baião?
Cadê aquele Xote do saudoso Gonzagão?
Eu só não quero que outra geração
Vejam nos livros, nos velhos jornais
Reviver em documentários
Da internet ou da televisão.



O Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. É comemorado no dia 22 de agosto.



"Vamos brincar de boi galeraaaa"





                
                  




3 comentários:

  1. Chegada recentemente em Cabedelo, gostaria de ir aos eventos, onde ocorrerão?

    ResponderExcluir
  2. Os grandes eventos culturais de Cabedelo que se manifestam através de sua identidade cultural, geralmente acontecem na Fortaleza de Santa Catarina, Teatro Santa Catarina, Cabedelo Clube, Praças Públicas e nas comunidades. Para você está mais informada desses eventos, acione-me no Facebook (Tadeu Patrício) ou esteja sempre dando uma olhadinha neste blog a Voz da Cultura Tadeu Patrício. Acho interessante você mandar o seu e-mail ou telefone para que possa incluir na minha lista das pessoas que são comunicadas dos eventos realizados em Cabedelo. Espero ter contribuir com a sua solicitação. Um forte abraço, Tadeu Patrício.

    ResponderExcluir