terça-feira, 17 de setembro de 2013

MUNICÍPIO PARAIBANO DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS REALIZOU COM MUITO SUCESSO O SEU IX FESTIVAL DE ABOIO - 2013:


A única vaqueira aboiadora do festival

O Prefeito Eduardo Caxias ficou muito satisfeito com a realização do IX Festival de Aboio e, na opinião dos munícipes entrevistado foi um sucesso a realização do evento que aconteceu durante três dias: sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15) de Setembro na cidade de São José dos Ramos. O evento vem se consolidando a cada ano no calendário de eventos turísticos e culturais da Paraíba. Este ano o município recebeu turistas da capital paraibana, da rainha da Borborema a cidade Campina Grande e de outras cidades das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, além de contar com a presença de uma Francesa que está realizando um trabalho de documentário no município.

No primeiro dia do Festival de Aboio foi realizado um Desfile Temático do Festival (SEDEC); Entrevista com Rhia (Francesa) que veio conhecer a cidade e que prepara um documentário sobre a cultura local; Entrevista com o Grupo dos Encourados do Pedrão-BA; Abertura da Exposição "Sob os Signos das Boiadas" - IPHAN, Apresentação do Grupo Folclórico de Campina Grande - UEPB, Abertura Oficial do IX Festival de Aboio, com a Presença do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César e Forró Pé de Serra.

Troféu entregue as participantes do evento

O Secretário de Cultura, Chico César que participou da abertura o evento elogiou a realização do IX Festival de Aboio e a valorização da cultura como o povo do município pretende se expressar. Também esteve presente ao evento, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, Regional Paraíba, o Dr. Kleber Moreira. Ainda registrou-se a presença de várias lideranças políticas do estrado, como, Olenka Maranhão (PMDB), José Aldemir (DEM), Doda de Tião (PMDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e outras lideranças políticas do município.


No sábado (14), acontece a corrida de cavalo de pau, destinada ao público infantil, corrida de jegue, competição de argolinha pela manhã e a Tarde o Desfile de Jegue, logo em seguida teve Apresentação Cultural do Grupo Popular "Mulheres do Cangaço" - SESC João Pessoa, PB, coordenado por Pedro Cândido, seguido do Grupo Cavalo Marinho "Boi de Prata" da cidade de Pedras de Fogos, PB, depois apresentação Festival de 15 Aboiadores, Vaqueiros da Bahia, Sapé e do Cariri Paraibano. Mas antes que a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste fizesse sua apresentação, a Secretária de Cultura, Laura Maurício que coordenava o evento, gentilmente permitiu que o embolador de coco Biu do Pandeiro da cidade de Cabedelo/PB, subisse ao palco para fazer uma apresentação da sua arte popular, igualmente permitiu que o poeta popular José Pereira recitasse também alguns versos com o tema da festa e a beleza do lugar. Em seguida subiu ao palco a última atração programada para a noite, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que tem como diretora executiva, Joana Alves e regência de Lucilo Souza, como maestro que realizou uma belíssima apresentação fazendo com que vários casais e o público jovem pudessem dançar a vontade no meio da praça ao som da “sanfonada e zabumbada” bem no estilo arrasta pé com xote, xaxado, forró e baião, cujas músicas executadas eram de autoria de compositores regionais, principalmente o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro e o mestre Sivuca. Alguém dúvida que há algo melhor?


E na manhã do domingo (15) foi realizado um Cortejo com a Imagem de São José em Frente à Igreja Matriz acompanhada pelos Vaqueiros e Comunidade até a Granja Sobrado onde foi celebrado uma Missa do Vaqueiro pelo Padre João Izídio e logo depois da Santa Missa, foi realizado um Show com Forró Pé de Serra no centro da cidade com Feijoada e uma Cachacinha.

Prefeito Eduardo Caxias (PMDB)

Cavalgada dos Amigos

Neto de Zé Preto Aboiador

Pesquisadora Rhia (Francesa)

Secretário de Cultura Chico César e o Prefeito
Grupo As Mulheres do Cangaço do SESC
Coordenador Pedro Cândido
Tadeu Patrício (Secretário Adjunto da Cultura de Cabedelo)
Janilson Feitosa (Diretor Municipal do Folclore)
Grupo As Mulheres do Cangaço do SESC
Coordenador Pedro Cândido
Josemar Oliveira Cardoso (Escritor)





Nenhum comentário:

Postar um comentário