segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PALESTRA SOBRE FRAGMENTOS CONTAM HISTÓRIA EM CABEDELO

Realizou-se na quarta-feira, 23/10, na Fortaleza de Santa Catarina, a palestra intitulada, Fragmentos Contam História apresentada pelos arqueólogos, José Aylton Coelho de Mello e Nuno José de Souza Rego. O trabalho que foi apresentado em data show é um diagnóstico arqueológico e das manifestações culturais para o terminal de múltiplos usos do Porto de Cabedelo- PB. Na ocasião foi apresentado ao público presente materiais encontrados nas escavações no entorno do Porto de Cabedelo e da Ilha da Restinga.

De acordo com o posicionamento de representantes do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, do IFPB - Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e da Fundação Fortaleza de Santa Catarina presentes a palestra, o referido Projeto da Companhia Docas da Paraíba trará grandes impactos ao sítio histórico da Fortaleza de Santa Catarina. O debate quanto esta questão continuará em outra oportunidade que vamos agendar.

A grande questão é? O Porto de Cabedelo que precisa expandir o seu cais e assim contribuir para o desenvolvimento econômico da Paraíba, será possível realizar um projeto dessa dimensão que se propõe sem trazer graves problemas ao sítio histórico da Fortaleza de Santa Catarina? Até quando a história viva do povo da Paraíba continuará a sofrer a ameaça do homem com suas empresas que se instalam no entorno da Fortaleza de Santa Catarina a cada década que passa?

Parabéns as entidades da sociedade civil organizada que tem resistido a todas as ameaças do homem e seus projetos de ocupação do entorno da Fortaleza de Santa Catarina, cujas capitalistas acreditam que o mundo gira em torno do desenvolvimento da economia como isso fosse à verdade absoluta. Enganam-se! A história, a cultura de um povo é muito mais do que isso e está acima de toda ambição política do homem.  

Alvíssaras as entidades culturais que fazem a história através da preservação, manutenção e dinamização das atividades culturais, educacionais e sociais em defesa do patrimônio histórico, a nossa majestosa Fortaleza de Santa Catarina ao longo dos últimos 20 anos. Oxalá a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Associação Artístico Cultural de Cabedelo - AACC, Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa - GTAAB, Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC, Projeto de Arte Catarina - UFPB, Grupo Folclórico da Nau Catarina, Grupo Tambores do Forte, Banda de Música 12 de Dezembro, Associação dos Artesões de Cabedelo – Artec, Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP e a Associação Cabedelense Para Cidadania – ACICA.



Arqueólogo Zé Aylton - DBF Engenharia

Arqueólogos Zé Aylton e Nuno Souza - Recife/PE 










Um comentário:

  1. Um Evento que eu não gostei de perdido. Tadeu, Parabéns pelo seu envolvimento nessa luta mais que merecida, CaBedelo precisa mesmo desse presente, e você com certeza é uma das peças chave desse presente. Seu esforço e trabalho são dignos de apreciação... Ès um grande guerreiro amigo. Abçss@

    ResponderExcluir