segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PALESTRA SOBRE FRAGMENTOS CONTAM HISTÓRIA EM CABEDELO

Realizou-se na quarta-feira, 23/10, na Fortaleza de Santa Catarina, a palestra intitulada, Fragmentos Contam História apresentada pelos arqueólogos, José Aylton Coelho de Mello e Nuno José de Souza Rego. O trabalho que foi apresentado em data show é um diagnóstico arqueológico e das manifestações culturais para o terminal de múltiplos usos do Porto de Cabedelo- PB. Na ocasião foi apresentado ao público presente materiais encontrados nas escavações no entorno do Porto de Cabedelo e da Ilha da Restinga.

De acordo com o posicionamento de representantes do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, do IFPB - Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e da Fundação Fortaleza de Santa Catarina presentes a palestra, o referido Projeto da Companhia Docas da Paraíba trará grandes impactos ao sítio histórico da Fortaleza de Santa Catarina. O debate quanto esta questão continuará em outra oportunidade que vamos agendar.

A grande questão é? O Porto de Cabedelo que precisa expandir o seu cais e assim contribuir para o desenvolvimento econômico da Paraíba, será possível realizar um projeto dessa dimensão que se propõe sem trazer graves problemas ao sítio histórico da Fortaleza de Santa Catarina? Até quando a história viva do povo da Paraíba continuará a sofrer a ameaça do homem com suas empresas que se instalam no entorno da Fortaleza de Santa Catarina a cada década que passa?

Parabéns as entidades da sociedade civil organizada que tem resistido a todas as ameaças do homem e seus projetos de ocupação do entorno da Fortaleza de Santa Catarina, cujas capitalistas acreditam que o mundo gira em torno do desenvolvimento da economia como isso fosse à verdade absoluta. Enganam-se! A história, a cultura de um povo é muito mais do que isso e está acima de toda ambição política do homem.  

Alvíssaras as entidades culturais que fazem a história através da preservação, manutenção e dinamização das atividades culturais, educacionais e sociais em defesa do patrimônio histórico, a nossa majestosa Fortaleza de Santa Catarina ao longo dos últimos 20 anos. Oxalá a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Associação Artístico Cultural de Cabedelo - AACC, Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa - GTAAB, Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC, Projeto de Arte Catarina - UFPB, Grupo Folclórico da Nau Catarina, Grupo Tambores do Forte, Banda de Música 12 de Dezembro, Associação dos Artesões de Cabedelo – Artec, Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP e a Associação Cabedelense Para Cidadania – ACICA.



Arqueólogo Zé Aylton - DBF Engenharia

Arqueólogos Zé Aylton e Nuno Souza - Recife/PE 










sábado, 19 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA HOMENAGEIA MILITANTES PERSEGUIDOS E MORTOS PELA DITADURA MILITAR E O LATIFÚNDIO‏

Formação da Mesa - Da esquerda: Fernando Borges, Nàugea Araújo,
José Calistrato, Alexandre Guedes, Deputado Aníso Maia,
Paulo Geovani, Edval Nunes, Graça Rezende e Antonio Almeida.

A sessão especial desta sexta-feira (18/10) na ALPB trouxe ao conhecimento público diversas denúncias de perseguição, tortura, assassinato e desaparecimento de corpos durante as duas décadas em que vigorou a Ditadura Militar no Brasil, e mesmo nos anos que a precederam. Num momento histórico para a Casa, com um plenário lotado, formado por militantes políticos, trabalhadores da limpeza urbana e estudantes secundaristas, foram homenageados, a partir da propositura do deputado estadual Anísio Maia (PT), dez militantes que resistiram ao golpe militar de 1964, à repressão do regime e à força do latifúndio.
Professora Paula Frassinete
A professora e militante Paula Frassinete apresentou uma breve biografia de João Pedro Teixeira, Pedro Inácio de Araújo (Pedro Fazendeiro), João Alfredo Dias (Nego Fuba), Margarida Maria Alves, Umberto Câmara Neto, João Roberto Borges de Souza (todos paraibanos), Emmanuel Bezerra dos Santos (potiguar), Gregório Lourenço Bezerra (pernambucano), Manoel Lisboa de Moura (alagoano) e Carlos Marighella (baiano). Em seguida, falaram os presentes à mesa.
Deputado Anísio Maia

O deputado Anísio Maia justificou a realização da sessão afirmando que o que aconteceu no Brasil, a partir do dia 01 de abril de 1964, foi uma sucessão de arbitrariedades, de atos ilegais e ilegítimos. “Durante 20 anos, não tivemos presidente em nosso País, mas sim um ditador de plantão, que governava à base da força, sem ter recebido um único voto popular. O Governo dos EUA e as elites brasileiras preparam um golpe de Estado para barrar o processo democrático que se desenrolava aqui, com importantes reformas de base, a exemplo da reforma agrária, e entregaram tudo aos grandes interesses privados nacionais e internacionais”.
Dr. Paulo Geovani - Presidente Comissão Estadual da Verdade

O professor Paulo Giovani, presidente da Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória, fez um relato das atividades que vêm sendo desenvolvidas, como a pesquisa documental e a coleta de depoimentos por meio de audiências públicas, e anunciou que foi solicitada à Comissão Nacional da Verdade que convoque para depor alguns torturadores e agentes da repressão paraibanos, a exemplo do major Cordeiro, responsável pelas mortes de Pedro Fazendeiro e Nego Fuba, logo após estes serem libertados da cadeia.
Náugea Araújo filha de Pedro Fazendeiro morto durante o regime militar
recebe do Presidente da Comissão Estadual da Verdade uma homenagem póstuma.


Edival Nunes Cajá 

Edival Nunes Cajá, paraibano radicado em Recife, saudou o público em nome do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e da articulação nacional de Comitês Memória, Verdade e Justiça. “O PCR, ao ser fundado em 1966, já tinha por objetivo a derrubada da Ditadura Militar e a construção de uma Revolução Socialista no Brasil. Por isso, já esperávamos ser alvo de uma forte repressão, mas eles nos atacaram, e a todas as outras organizações, de uma forma muito baixa. Até mesmo numa guerra existem tratados para reger as relações entre as partes conflitantes e, uma das normas internacionais consagradas é a garantia de que os corpos dos que tombaram sejam entregues aos seus para que se dê um sepultamento digno. Não foi o que aconteceu. Até hoje, dos mais de 500 mortos daquele período, 153 corpos continuam desaparecidos. Com certeza, para estas 153 famílias a Ditadura ainda não acabou. Precisamos ampliar esta e outras denúncias e lutar para que os responsáveis por estes crimes sejam efetivamente punidos e postos na cadeia”. Cajá representou, na ocasião, os dirigentes do PCR assassinados, lembrando que, no último mês de setembro, completaram-se 40 anos do assassinato de Manoel Lisboa, Emmanuel Bezerra e Manoel Aleixo.
José Calistrato - Comitê Paraibana da Memória, Verdade e Justiça

José Calistrato, representando o Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça, falou de sua experiência na resistência armada à Ditadura Militar e ressaltou a trajetória de Carlos Marighella, um dos homenageados, fundador e principal dirigente da Ação Libertadora Nacional (ALN). 
Representando as famílias dos homenageados, dois importantes depoimentos foram dados e agora estão registrados nos anais da ALPB: Náugea Maria Araújo, filha de Pedro Fazendeiro, e Fernando Borges, irmão de João Roberto Borges de Souza.
Náugea Araújo filha de Pedro Fazendeira

Náugea conseguiu emocionar a todos contando detalhes da última visita que fez a seu pai no 15º Regimento de Infantaria do Exército, em João Pessoa, e de como a família passou também a ser discriminada e perseguida ao longo de vários anos após a morte de Pedro Fazendeiro, finalizando com um forte apelo ao representante da Comissão Estadual da Verdade: “A única coisa que peço é que ajudem nossa família a dar um enterro digno a meu pai”.
Fernando Antonio Borges de Souza
Já Fernando Borges agradeceu bastante à homenagem a seu irmão, ressaltando que a ALPB se somava a outras duas homenagens feitas recentemente, pois o auditório da Reitoria da UFCG (que se chamava Gillardo Martins, reitor que perseguiu estudantes) e uma praça em Cabedelo (que se chamava Garrastazu Médici) agora levam o nome de João Roberto Borges de Souza.


Graça Rezende - Vereadora de Cabedelo
A Vereadora de Cabedelo Graça Rezende, destacou a homenagem que a Câmara Municipal de Cabedelo fez ao então estudante de medicina, João Roberto Borges de Souza e que o município de Cabedelo foi pioneiro em aprovar uma lei municipal mudando o nome de uma Praça de um Ditador para colocar o nome de um jovem socialista que representa o povo Cabedelo, da Paraíba e do Brasil.



Fernando Ribeiro, filho de Antonio Bolinha de Rio Tinto.

Fernando Ribeiro, filho de Antônio Bolinha, prefeito cassado de Rio Tinto pelo golpe de 1964, e Alexandre Guedes, militante dos direitos humanos, representando a OAB, também fizeram pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado.


Dr. Alexandre Guedes - OAB
O Professor Antônio Augusto de Almeida, militante comunista histórico, que atuou diretamente nas Ligas Camponesas da Paraíba, falou sobre o líder camponês João Alfredo. Disse Antônio Augusto que, apesar da origem humilde do camponês que era sapateiro e um militante de conteúdo ideológico muito forte, ao ponto de ter me dito na cadeia a seguinte frase: "eles não vão conseguir girar a roda da história para trás”. 

Antonio Augusto Almeida militante histórico das ligas camponesas

Encerrando a sessão, Anísio Maia reafirmou seu compromisso com a luta pela memória, verdade e justiça, relembrando fatos do início de sua militância no PCR na resistência à Ditadura, como a convivência com Manoel Lisboa e as denúncias que eram feitas para desgastar o regime. “Nos chamavam de terroristas, mas terroristas eram eles, que deram um golpe de Estado para derrubar o presidente eleito e praticavam de todo tipo de mentiras e crimes, a exemplo de um dos chefes da tortura no País, Sérgio Paranhos Fleury, o mais sujo, mais imundo, um psicopata que tinha prazer em torturar pessoalmente os presos. Muitos militantes foram torturados até a morte e depois geralmente era inventada a versão de que haviam sido mortos num tiroteio com a Polícia, tudo com a conivência da grande imprensa. Vamos seguir firmes nesta luta para, de fato, viramos esta página da nossa história”.



















quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SAGA DO ESTUDANTE DE MEDICINA JOÃO ROBERTO BORGES DE SOUZA.

H I S T Ó R I C O

Escola Municipal João Roberto Borges de Souza - Cabedelo - PB.


JOÃO ROBERTO BORGES DE SOUZA, nascido em 14 de Outubro de 1946, em João Pessoa (PB), filho de Eulina Borges de Souza e Francisco Xavier Borges, Ex-Prefeito Municipal de Cabedelo, presidiu o Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e foi Vice Presidente da União Estadual dos Estudantes da Paraíba. Sua primeira prisão ocorreu em outubro de 1968, quando participava do 30º Congresso da UNE, em Ibiúna – São Paulo. Nessa época era membro da AP. Teve seus direitos de estudante cassados por dois anos pelo decreto 477.

Já integrante dos quadros do PCB (Partido Comunista Brasileiro), esteve novamente detido no 1º Grupamento de Engenharia da Construção, em João Pessoa e, pela terceira vez, no IV Quartel do Exército Brasileiro em Recife (PE), permanecendo no DOPS, por três meses no primeiro semestre de 1969. Durante esse tempo João Roberto Borges de Souza sofreu torturas e, ao ser liberado, foi informado que estava marcado para morrer e que isto só não ocorreria se passasse a auxiliar os órgãos de repressão política. João Roberto não aceitou a proposta e voltou para a Paraíba onde em Cabedelo, no dia 07/10/1969. Segundo o relator, foi preso ao sair de casa por integrantes do CCC e do CENIMAR. A prisão foi testemunhada por familiares e vizinhos. A família imediatamente procurou as autoridades para saber de seu paradeiro, mas não obteve nenhuma informação.

Três dias depois, em 10 de outubro, foi noticiada a sua morte, segundo a versão oficial, “em conseqüência de afogamento no açude Olho D’Agua”, no município de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba. Após a divulgação dessa notícia, sua família empreendeu verdadeira luta com os agentes policiais para poder enterrá-lo. As autoridades chegaram a informar que ele já havia sido enterrado. A família conseguiu, por fim, ter acesso ao corpo e constatou que ele estava desfigurado por inúmeros ferimentos, hematomas, queimaduras por cigarros e unhas perfuradas. Além, disso, João Roberto, filho de família de Cabedelo, cidade portuária, foi criado na beira da praia e sabia nadar muito bem.

No primeiro processo junto à CEMDP, a mãe de João Roberto requereu os benefícios da Lei nº 9.140/95 após o término do prazo legal estabelecido, o que levou a um indeferimento inicial, por intempestividade. Após a promulgação da Lei 10.536, ampliando o escopo da anterior, a família deu entrada com um novo requerimento na Comissão.

Segundo o relator, a documentação anexada aos autos permitiu concluir que havia relação de causa e efeito entre a morte de João Roberto, cujo nome consta no Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos, e sua militância política. O relator reconheceu a procedência do pedido e considerou que a morte de João Roberto estava amparada pelos benefícios da nova lei.


Em setembro de 1992 , a Prefeitura Municipal de Cabedelo, na administração do Ex-Prfefeito Sebastião Plácido de Almeida, inaugurou a Escola Municipal João Roberto Borges de Souza, situada a Rua José Antonio de França, bairro de Camalaú – Cabedelo, para homenagear o estudante de Medicina, João Roberto Borges de Souza, assassinado durante o regime militar, em 10 de Outubro de 1969. No entanto, a escola somente foi legalizada através de Lei Municipal Nº 996 no dia 22 de Novembro de 2000, na administração do Ex-Prefeito Edézio Rezende Pereira Filho.







Observação: Esta rua fica em Camboinha 2 próximo
                   onde hoje funcionar a Secretaria de Segurança Pública,