domingo, 5 de janeiro de 2014

MORRE AOS 66 ANOS O CANTOR NELSON NED





Nelson Ned - 1m12


O Brasil perdeu na manhã deste domingo, 5/01/2014, um dos seus maiores cantores do romantismo. Nelson Ned d'Ávila Pinto Nelson Ned foi internado na tarde deste sábado com um quadro grave de pneumonia, no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de São Paulo.


Nascido em Ubá, no dia 2 de março de 1947, na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, ele se mudou para o Rio de Janeiro e começou a fazer sucesso ainda nos anos 1960 investindo em ritmos românticos. Mas o primeiro sucesso nacional veio com a gravação da música - Tudo Passará em 1969. Logo recebeu o apelido "o pequeno gigante da canção", por seu 1m12 de altura, se consagrou na década de 60 como uma das vozes românticas mais famosas do Brasil, e seu sucesso  internacional veio com a gravação de vários discos em espanhol. Teve composições gravadas por Agnaldo Timóteo e Moacyr Franco, entre outros cantores. Ídolo em países como Argentina, México, Colômbia e África do Sul, Nelson Ned enfrenta problemas de saúde há vários anos e que se agravaram em 2003 quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).


Nelson Ned morreu aos 66 anos em consequência do AVC. O intérprete de Tudo Passará - música regravada mais de quarenta vezes - perdeu a visão de um olho e precisa se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas, além de enfrentar diabetes, hipertensão arterial e foi diagnosticado também com Mal de Alzheimer em fase inicial. Desde o ano passado, ele vive em uma clínica de repouso.


Nelson Ned se converteu nos anos 90 à religião evangélica e passou a interpretar com sucesso músicas do gênero religioso, também em português e espanhol. Em 1996, lançou a biografia O Pequeno Gigante da Canção.


Com 45 milhões de cópias de discos vendidos em todo o mundo, o artista foi o primeiro latino-americano a vender um milhão de discos no mercado dos Estados Unidos, onde se apresentou junto com o espanhol Julio Iglesias e o americano Tony Bennett e no qual encheu três vezes o mítico Carnegie Hall, em Nova York.

Em 1996 lançou a autobiografia "O pequeno gigante da canção". No livro, ele ainda conta que enfrentou depressão no auge de sua carreira e passou a beber e se envolver com drogas.



Foi o primeiro artista anão do Brasil a fazer sucesso no país. Suas canções mais conhecidas são: Tudo Passará; Ninguém irá te amar mais do que eu; Domingo à tarde; Se eu pudesse falar com Deus; Meu Ciúme; Daria tudo pra você está aqui; Deus abençoe as crianças, entre outros, cujos sucessos alcançaram uma carreira de shows lotados e constantes aparições em importantes programas de televisão. Nos anos 1990, ele passou a se dedicar à música religiosa, com discos como "Jesus está voltando" (1997).



Carreira internacional: Nelson Ned ganhou notoriedade também fora do Brasil ao lançar canções em língua espanhola, fazendo sucesso com o disco "El romantico de América" (1993). Ele fez shows e conquistou fãs fieis na Argentina, no México e na Colômbia. A notícia de sua internação ganhou destaque também em sites internacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário