segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PRIMEIRA FESTA LITERÁRIA DE CABEDELO TRAZ ESCRITORES NACIONAIS - Saiba como vai ser realizada:


A realização da Primeira Festa Literária de Cabedelo (FliCabedelo) está confirmada. O evento acontece de 18 a 22 de março, na Fortaleza de Santa Catarina, um dos cartões postais de Cabedelo, município que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa.

(Foto de Daniel Mendes)

O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, além do teatrólogo Altimar Pimentel (in memorian) e a contadora de estórias Tia Beta (in memorian) são os homenageados. Mais de 20 escritores locais e nacionais participarão do encontro. A iniciativa é da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, em parceria com o Instituto Casa de Autores, de Brasília (DF). A entrada é gratuita.

Ariano Suassuna

Altimar Pimentel
Elizabeth Ferreira (Tia Beta)

O tema da primeira edição da Festa Literária de Cabedelo é “Literatura, Rio e Mar”, celebrando o rio, com seu papel histórico, e o mar, com sua função econômica e turística. Entre os convidados da FliCabedelo está o premiado cineasta paraibano Vladimir Carvalho. A cantora e compositora Cátia de França, além do Quinteto da Paraíba também já estão confirmados na programação musical.



Vladimir de Carvalho - Cinestra

Cátia de França

Quinteto da Paraíba

Durante cinco dias, os visitantes terão acesso a variadas atividades como contação de história, teatro, bate-papos com autores, mesas-redondas, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, debates e shows. O evento conta ainda com o apoio da Antares Comunicação, Livraria da Usina Cultural da Energisa, Arq-i Arquitetura e Iluminação e da Prefeitura de Cabedelo.

A diretora da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, Alessandra Lontra, destaca que a FliCabedelo prevê a participação de um público de mais de 7 mil pessoas. “Certamente, atingiremos essa marca de visitantes porque já fechamos acordo com a Prefeitura e Secretaria de Educação de Cabedelo, garantindo a presença dos alunos das escolas públicas do município. Alunos e professores participarão das atividades. Na parte da noite, os shows e atividades literárias serão voltados ao público adulto”, diz.

Como ressalta a coordenadora pedagógica da FliCabedelo e membro da Casa de Autores, Tatiana Oliveira, que está em visita à Cabedelo para fechar os últimos detalhes, a Festa Literária vai colocar a Paraíba no circuito dos principais eventos de literatura do País. “A Paraíba possui uma cultura riquíssima e diversificada. Esse evento será o espaço propício para integrar a literatura nacional e a cultura local. Acreditamos que é um grande incentivo à cultura e ao turismo”, afirma. “Já confirmamos a participação de autores de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Todos os homenageados são locais, porque fizemos questão de homenagear os talentos da terra”, acrescenta.

Estímulo à leitura – A Festa Literária de Cabedelo foi pensada dentro das diretrizes da educação proposta pelo Governo Federal. Uma das metas desse planejamento é formar crianças leitoras. Dentro dessa filosofia, destacamos as atividades de interação entre o público, autores e ilustradores, que estão na programação, a exemplo dos bate-papos. Para garantir a democratização desse acesso, a coordenação da FliCabedelo já fechou parceria com as escolas públicas.

Estudantes visitam a Fortaleza de Santa Catarina

Além de participar das atividades que estão na programação, os estudantes receberão, previamente, livros dos autores. “Nosso foco é a cultura, leitura e livro”, enfatiza Tatiana Oliveira. “Queremos incentivar a vocação literária da criançada, aproximando-as do universo da leitura e da escrita”, completa.


Estudantes participam de oficina literária

A FliCabedelo será direcionada também às escolas particulares de Cabedelo e João Pessoa. Os colégios interessados precisam apenas fazer o agendamento prévio. O público em geral também pode participar das atividades previstas na programação.

Quem responde pela curadoria da Festa Literária de Cabedelo é a escritora e presidente do Instituto Casa de Autores de Brasília (DF), Iris Borges. A coordenação cultural está sob a responsabilidade da também escritora e especialista em mediação de leitura Elba Gomes.

Veja abaixo a relação dos escritores e convidados já confirmados: CONVIDADOS NACIONAIS:

Bia Hetzel
Mariana Massarani
Eraldo Miranda
Celso Sisto
Vladimir Carvalho.


ESCRITORES:

Alexandre Santos Lobão
Álvaro Modernell
Angélica Rodrigues
Clara Arreguy
Clara Rosa Gomes
Dad Squarisi
Elba Gomes
Iris Borges
Liduína Bartholo
Lucília Garcez
Maria Célia Madureira
Rogério Olegário
Raquel Gonçalves
Nurit Bensusan
Rosangela Vieira Rocha
Tatiana Oliveira
Vera Lúcia Dias


ESCRITORES E PROPRIETÁRIOS DA FRANCO EDITORA (MG)


Fernando Franco
Marta Gusmão


3 comentários:

  1. Gostaria de participar pelo menos um dia. Sou professora, poeta/escritora e palestrante. Lancei recentemente o meu 5º livro: Flores para Sophia. Conheço poetisas da Paraíba tais como: Diná Fernandes, Roseleide e Fátima, todas da CAPPAZ, Confraria de artistas e poetas pela paz.
    Sou baiana, moro em Salvador. Contato 71 81455348. facebook verapassos.passossouza.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o forte , estive aí, é lindo! Todo movimento em prol da CULTURA é primordial para o nosso crescimento como pessoa e como agente de educação e cultura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera Passos, vou passar seu telefone para a comissão organizadora. Será um prazer recebe-la em Cabedelo/PB.


    ResponderExcluir