domingo, 23 de novembro de 2014

DIA DO MÚSICO É COMEMORADO EM CABEDELO





Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC, realizou no sábado, 22 de novembro, mais uma edição do Projeto Comemoração do Dia Internacional do Músico que contou com o apoio cultural da Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Cultura. 

O evento aconteceu na Fortaleza de Santa Catarina, velha praça de guerra do século XVI, hoje palco de grandes eventos culturais, sociais e religiosos que está em processo de revitalização por ações administrativas da Fundação Fortaleza de Santa Catarina – FFSC em parceria com a Associação Artística-Cultural de Cabedelo – AACC; Grupo GTAAB; MUSIPOC; Associação dos Artesões de Cabedelo – ARTEC; Projeto Arte e Cultura Catarina – UFPB; Projeto PRIMA e Grupos de Culturas Populares (Nau Catarineta – Tambores do Forte – Grupos de Capoeira), que colaboram na preservação, manutenção e dinamização do patrimônio histórico com a realização de seus projetos culturais para o bom uso do monumento. A Fortaleza foi tombado pelo SPHAN, Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 28 de maio de 1938, e hoje este órgão federal é denominado de IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

O MUSIPOC é uma entidade civil, com fins culturais, fundada em 19 de agosto de 1998 e completou 26 anos de fundação em 19 agosto de 2014. A entidade, desde do início vem trabalho na defesa dos objetivos dos compositores, autores e intérpretes cabedelenses.

Ao longo de sua trajetória o MUSIPOC tem realizado dezenas de amostras de músicas populares, divulgando os seus compositores, autores e intérpretes. Outrora promoveu o 1º Festival de Música de Forró de Cabedelo, além de participar de várias edições do Projeto Caravana na Comunidade que circulou por vários bairros do município; realizou vários shows musicais com seus artistas, incluindo as Festas de Santa Catarina; Sagrado Coração de Jesus e São Sebastião.

O Projeto do MUSIPOC mais conhecido do público cabedelense é o evento do “Dia do Músico” que vem sendo celebrado há de 17 anos. Este ano o evento contou com a participação de vários músicos associados ao MUSIPOC, além de outros artistas e bandas convidadas que estão na busca de seus espaços artístico na cidade portuária conforme podemos conferir na postagem deste blog A Voz da Cultura logo abaixo. 

A noite de sábado, 22 de novembro foi uma noite poética dedicado aos músicos, onde todos foram abençoados pelo espetáculo das estrelas do céu que na companhia da lua nova iluminava de forma mágica nosso cenário musical e as pessoas que contemplavam nossos artistas acompanhados de agradáveis amigos e familiares. Encerro este texto agradecendo a todos e todas pela honrosa presença, os artistas que participaram do evento e o apoio da Rádio Kebramar FM através dos programas, "Se Liga Cabedelo"; Show do Brega e Planeta Rádio.

Texto: Tadeu Patrício.



Artistas que se apresentaram na noite da Comemoração do Dia do Músico:


Almir Santana & Banda Magia


Almir Santana


Marquinho (Banda Magia)

Rômulo Lima

Adenil Estevam


Magno



Gisele Maravilha

Marcos Patrício & Banda Arapuca

Noé & Banda DIGZIM Reggae


Thales Acioly & Banda DIGZIM Regaae
Éder Monteiro - Banda Arapuca

Heleno Gomes







Nenhum comentário:

Postar um comentário