domingo, 26 de julho de 2015

26 DE JULHO DIA MUNDIAL DOS AVÓS:




VAMOS SABER PORQUE É IMPORTANTE COMEMORAR O DIA DOS AVÓS!



A data 26 de Julho foi escolhida para ser o Dia dos Avós. Neste dia, é comum comprar presentes, fazer visitas ou simplesmente telefonar em sinal de admiração e carinho. Os avós são pessoas muito sábias, respeitadas por toda família e que estiveram presentes em momentos importantes das vidas dos seus netos, por isso merecem ser parabenizados.




Embora o perfil dos avós tenha se modernizado com o passar do tempo, eles continuam ocupando papel essencial na criação e na formação dos netos. Os vovôs e as vovós são grandes companhias do dia a dia, afinal, eles transmitem suas experiências de vida através dos conselhos e cativam com muitos dengos e mimos os netos.




A vovó sofreu grandes influências do mundo moderno, por isso, ela não é mais aquela idosa de antigamente, que assistia programas de culinária na TV ou ficava fazendo tricô o dia todo. O mesmo se emprega ao vovô, que não se dedica mais a tarefas ultrapassadas. Os avôs modernos estão acessando a internet, fazendo viagens em grupo, indo aos bailes da terceira idade, dançando em grupos populares e até mesmo frequentando aulas de hidroginástica.

Apesar de apresentar interesses diferentes, os avôs do século XXI continuam recebendo homenagens dos seus netos todos os anos no dia 26 de julho. Esta data comemorativa tem origem antiga e foi inspirada nos avós de Jesus Cristo, pais da virgem Maria.

ORIGEM E SIGNIFICADO DO DIA DOS AVÓS

O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, mas foi o Papa Paulo VI que determinou que a data para celebrar o dia mundial dos avós seria 26 de julho. Em razão disso, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. É comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.


   HISTÓRIA DE SANT'ANA E JOAQUIM:

De acordo com os relatos históricos da palestina, Ana nasceu em Belém na Judéia e casou-se com Joaquim da cidade de Nazaré na Galiléia, ambos eram descendentes de Davi. Joaquim era pastor e recebeu a importante função de fornecer os cordeiros que seriam usados nos sacrifícios do Templo de Jerusalém. Passou-se o tempo e o casal não tiveram filhos. Certa vez, Joaquim ouviu zombarias sobre a esterilidade de seu casamento referindo a sua esposa que era estéril, ficando proibido de fornecer animais para a festa da páscoa no Templo, pois a ausência de filhos em uma família era considerada uma maldição, segundo a tradição judaica. Diante da humilhação dos homens e não considerando a sua própria condição de idoso, Joaquim resolveu retira-se para o deserto e se recolheu em quarenta dias de jejum e orações, suplicando a Deus que lhe concedesse a benção dos filhos, pois muito queria um descendente. Durante este tempo, Ana enche-se de preocupação pelo desaparecimento de seu marido. E lançando o olhar sobre um ninho repleto de novos passarinhos, mergulha em desespero, e orando a Deus clama entre lágrimas: “Por que vim ao mundo, Senhor? Ó Deus de meus pais, abençoa-me e ouve as minhas orações, como abençoaste nossa mãe Sarah, dando-lhe o seu filho Isaac. Ai de mim, quem me gerou e que ventre me concebeu, nasci maldita aos olhos dos filhos de Israel. Fui encomendada por injurias. Até quando zombarão de mim e vão querer me expulsar do templo do Senhor meu Deus".

Neste momento, um anjo aparece-lhe e transmite a feliz notícia: “Deus ouviu suas preces e em breve tu conceberás uma menina a quem darás o nome de Maria”. Em meio a suas orações, Joaquim é avisado por um anjo sobre o milagre e retorna para casa. Mas ao chegar ao Portão da cidade de Jerusalém, Joaquim encontra sua esposa e o casal, Joaquim e Ana correm um ao encontro do outro, e contam a novidade anunciada pelo Anjo.

De fato, conforme o Senhor Deus lhes prometera, deste casal nasce Maria que será a mãe do divino Salvador prometido. De acordo com a história judaica, Maria nasceu na antiga cidade de Jerusalém, no local do seu nascimento fora construída uma igreja que, por sua simplicidade, não atrai a atenção de muitos estrangeiros, inclusive chegando a passar despercebidos de muitos peregrinos que passavam pela Terra Santa. A Igreja é denominada de Sant'Ana, e está erguida desde o século IV, a qual testemunha durante os séculos o local onde Maria nasceu e viveu ao lado dos seus pais, Joaquim e Ana. Devido ao privilégio de serem pais de Nossa Senhora, Sant' Ana e São Joaquim tornaram-se os padroeiros dos avós e das pessoas em idade mais avançadas. Sua festa, na Igreja cristã é comemorada no dia 26 de julho. Apesar da velhice o casal Joaquim e Ana entrou para a história da Salvação como os avós de Jesus.


Nossos primeiros avós, Joaquim e Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu sua fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo e a cada um de nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: como os avós são importantes na vida familiar para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! Por isso que é importante o encontro e o diálogo entre gerações, principalmente dentro da família. De fato, não existe futuro individual ou social se não descobrimos o valor do encontro entre as gerações mais jovens e as mais idosas. Comemorar o dia dos avós, a partir dos ensinamentos de Ana e Joaquim, significa dar atenção à vida no seu sentido mais abrangente, como passado e futuro num encontro sempre atual, na perspectiva que nos é aberto pelo caminho da fé!


Exposições de fotografias referentes ao tema abordado:



































Nenhum comentário:

Postar um comentário