quarta-feira, 1 de julho de 2015

UMA VIAGEM NA HISTÓRIA DO ROCK MUNDIAL E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA NACIONAL

História do Rock:

Você sabia?

- 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock.

Neste texto vamos abordar sobre a História do Rock´n Roll, sua Origem, primeiros Músicos, Grupos e Bandas, começo do Rock no Brasil, Rock Nacionais e Internacionais, e os grandes sucessos do rock.

Origens do rock:



Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. 






Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.






A rock na década de 1950: primeiros passos:

É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso, Shake, Rattle and Roll. 



Bill Haleys Nem Comets
No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

Bill Haley e Elvis Presley
Elvis Presley - Rei do Rock Mundial

O dia em que a música morreu:

Em 1956, surge Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como, Ritchie Vallens que ao completar 15 anos, comprou sua primeira guitarra e, em 1957, já com 16 anos, formou sua primeira banda chamada Satellites, formada por dois negros, um americano de ascendência mexicana e um de origem japonesa.


Ritchie Valens

Meses depois, Ritchie Valens foi descoberto por Bob Keane. Após 60 tentativas (como descritas no filme La Bamba) conseguiu chegar ao take definitivo de "Come On Let's Go" e, assim, chegou às lojas seu primeiro compacto, já com o seu nome artístico.




Em 1958, sua carreira tomou um grande impulso quando participou do filme Go Johnny Go e logo depois produziu seus dois grandes hits: "Donna", uma balada romântica que fizera para uma paixão de colégio (que alcançou o segundo lugar nas paradas norte-americanas), e "La Bamba", que é a releitura de uma canção folclórica mexicana, de mesmo nome, a qual tomou a decisão de gravá-la após cruzar a fronteira e dar um passeio em Tijuana. Outras baladas que fizeram deste jovem artista conhecido no cenário musical "Ooh! My Head" e o cover de "We Belong Together", que chegaram às mais altas paradas de sucesso dos Estados Unidos.



A carreira de Ritchie Valens estava em ascendência quando um trágico acidente aéreo interrompeu sua carreira artística com 18 anos.  Depois de um show que havia acabado de fazer no dia 2 de Fevereiro de 1959, no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa. Ritchie Valens e seu grupo resolveram aproveitar uma carona no avião Beechcraft Bonanza que pertencia a um amigo do músico Buddy Holly. O último lugar disponível foi disputado por cara-ou-coroa e ganho por Ritchie Valens. O avião deixou o aeroporto da cidade de Mason por volta de 01:00h da manhã do dia 3 de fevereiro de 1959, em direção a Moorhead, Minnesotta. Os músicos queriam um descanso da cansativa e gelada viagem de ônibus pelo interior dos Estados Unidos. O piloto não tinha muita experiência em voar naquelas condições de tempestades e não soube se orientar com o mau tempo, fazendo com que o avião caísse em um milharal de propriedade de Albet Juhl, algumas milhas depois da decolagem, às 1h05 da manhã, já no dia 03/02/1959.




O avião era pilotado por Roger Peterson, que tinha apenas 21 anos, o qual era um piloto local que trabalhava para o empresário Dwyer Flying Service em Mason City, e explodiu arremessando os corpos dos ocupantes a dezenas de metros. Os músicos, Ritchie Valens, Buddy Holly, Richardson e o piloto Roger Peterson morreram instantaneamente. Esse incidente ficou conhecido como "o dia em que a música morreu", retratado posteriormente na canção American Pie, de Don McLean.



(No filme La Bamba, o músico Ritchie Vallens é personificado pelo ator  Lou Diamond Phillips, cuja obra cinematográfica foi dirigida por Luis Valdeze é uma obra do gênero drama biográfico, lançado em 24 de julho de 1987 nos EUA).





O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão:

Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.








A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Nesta mesma época surge outro grupo inglês que começa a fazer grande sucesso: Em 1964 o grupo, The Rolling Stones é um sucesso em todo mundo. 


The Rolling Stones - 1964
The Rolling Stones - 1970
The Rolling Stones
The Rolling Stones

No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Nessa mesma época outras Bandas de rock começam surgir e fazer sucesso e são elas: The Mamas & The Papas; Animals; The Who; Jefferson Airplane; Pink Floyd; The Beatles; Rolling Stones, e The Doors.


O Rock no Brasil

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos, Banho de Lua, Estúpido Cupido e Broto Legal, no começo da década de 1960. 





EM 1965, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens. Jovem Guarda foi um programa de televisão que mesclava música, comportamento e moda.



Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisão que era exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.

Programa Jovem Tardes de Domingo
Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas, algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.
Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.



Fenômeno da Jovem Guarda arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à expressão yeah-yeah-yeah presente em sucessos dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais.


O rock nos anos 70: pop rock e punk rock:

Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie. Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época: Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.


Da Bahia para o mundo: Raul Seixas e os Panteras:


Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank, Os Mamonas Assassinas, entre outros.

Anos 80: um pouco de tudo no rock

A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Anos 90: década de fusões e experimentações:

Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.

Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período. 
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

Cenário atual:

No início do século atual, o Rock começou a perder grande parte de seu espaço para o Pop. Contudo, uma nova vertente do estilo, a qual relaciona o rock com a diversidade da música surgiu. Assim, se tornou um elemento crucial para os rockeiros do século XXI a aceitação da heterogeneidade e a exaltação de toda a história do rock.


Organização da postagem: Tadeu Patrício, arte educador.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário