domingo, 18 de outubro de 2015

20 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DA POESIA



Dia Nacional do Poeta é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil.  Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que faz. 

A poesia é aquela que faz versos, que escreve poesias, inspirado em algo.

A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, uma forma de linguagem verbal criativa. Uma arte de escrever em versos com rima ou sem rimas. Uma forma de se expressar e de transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Há séculos que as pessoas se emocionam, riem e choram com o dom do pensamento, da inspiração, do talento e da escrita.

Disse Fernando pessoa: “O poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a finge que é dor. A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve. Na dor lida sentem bem. Não as duas que ele teve, mas só a que ele não têm, e assim nas calhas das rodas. Gira, a entreter a razão. Esse comboio de corda que se chama coração”.

Por que comemoramos o Dia do Poeta em 20 de Outubro?

Esta data é comemorada a nível extra-oficial, ou seja, não há ainda uma lei que oficialize o dia 20 de Outubro como Dia do Poeta. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de Outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia. Foi um dia especial para os poetas, por isso que até hoje ela é sempre lembrada por ter sido um momento ímpar para os poetas do Brasil. 




PAULO MENOTTI DEL PICCHIA, nasceu em São Paulo, no dia 20 de março de 1892, e faleceu no dia 23 de agosto de 1988, aos 96 anos. 



Foi poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro. Filho de imigrantes italianos, seu pai chamava-se Luigi Del Picchia e sua mãe, Corina Del Corso, com 5 anos de idade a família mudou-se para a cidade de Itapira, interior de São Paulo, onde foi aluno de Jacome Stávale. Suas mais importantes obras literárias foram: Juca Mulato; Amores de Dulcinéa; Salomé; No País das Formigas.

Curiosidades:

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura. 

O dia 14 de Março também é bastante celebrado pelos poetas, é a data oficial para a comemoração do Dia Nacional da Poesia. A data é uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo, Castro Alves, conhecido como poeta dos escravos. Ele nasceu em 14 de Março de 1847, daí a razão da celebração do Dia Nacional da Poesia.

Grandes Obras Literárias do Escritor Paulo Menotti Del Picchia:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário